Emprego x trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Emprego é Trabalho? 2
Definição Geral de Emprego e Trabalho 2
Impasses na relação Emprego x Trabalho 3
Valorizando o Trabalho 4
Considerações Finais 6
Referencias Bibliográficas 7

Emprego é Trabalho?
Um jovem rapaz em busca de emprego participa de um processo seletivo, passa com louvor pelas dinâmicas e provas da empresa, convicto que aquela vaga seria dele o jovemcandidato no momento da entrevista pergunta ao entrevistador mais detalhes sobre o emprego pretendido, de pronto o futuro empregador relata as atividades do trabalho a ser desempenhado, sem ao menos deixar o entrevistador terminar seu discurso o candidato se levanta agradece a oportunidade e se dirige a porta, antes de sair da sala o entrevistador pergunta para o ex-candidato o motivo da desistência dojovem? O mesmo o responde sutilmente:
- Vim aqui em busca de emprego e o que encontrei foi trabalho! Isso eu não estou interessado! E sai bruscamente.
Esta pequena história tenta demonstrar a atual realidade sobre os equívocos das definições de emprego e trabalho, assim como, as resoluções motivacionais que cada um exerce no mercado de trabalho, estabelecendo posicionamentos antes e depois doindividuo estar empregado ou trabalhando.
É notório dizer que de uma maneira ou de outra a maioria das pessoas trabalham mesma aquelas que não estão empregadas, mas na realidade emprego não é trabalho?
Responder está questão é objetivo deste trabalho. Por mais que a lógica esteja claramente vista nas diversas definições que ouvimos, existem inúmeros enganos sobre estas duas palavras, tantos quepor deveras custam o “emprego” de muitos cidadãos.
Definição Geral de Emprego e Trabalho
Atualmente é fácil notar pequenos enganos sobre as nomenclaturas “trabalho” e “emprego”, onde um pode ser sinônimo do outro, porém não necessariamente este seja equivalente ao primeiro. Maria Bernadete Pupo afirma que:
“O "trabalho" surgiu no momento em que o homem começou a transformar a natureza e oambiente ao redor com o auxílio do artesão. Após o advento da Revolução Industrial, configura-se a relação capitalista com a necessidade de organizar grupos de pessoas, processos, instrumentos criando-se a partir daí, a ideia do "emprego", o qual sempre sugeriu relação estável, e mais ou menos duradoura, entre a empresa e o empregado. Desde então, as noções de trabalho e de emprego foram seconfundindo”.
A definição da palavra “trabalho” conforme o Dicionário de Língua Portuguesa é constituída da seguinte forma:
“Atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento”. (AURÉLIO, p.679)
Já a definição de “emprego” se caracterizada como:
“Cargo ou ocupação em serviço particular, público, etc.” (AURÉLIO, p.259)
Deacordo com José Agripono a relação de trabalho e/ou emprego entre empregado e empregador se caracterizada da seguinte maneira:
“A relação de trabalho é gênero, do qual a relação de emprego é espécie. Por outras palavras: a relação de emprego, sempre, é relação de trabalho; mas, nem toda relação de trabalho é relação de emprego.”
Desta forma o emprego se configura como a garantia de diretos, talcomo o cumprimento de obrigações sobre a tutela da lei de acordo com o regimento da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), já o trabalho como citado anteriormente se fundamenta nas funções e atividades a serem desempenhadas pelo empregado.
Porém como veremos adiante, muitos indivíduos não distinguem categoricamente estas definições, ocasionando perdas de oportunidades de emprego, ou então, odesligamento empregatício da organização detrimento a ineficiência do trabalho realizado em função do que emprego estipulava.
Impasses na relação Emprego x Trabalho
Segundo José Agripono, relação de trabalho e emprego se caracteriza da seguinte forma:
“Relação de trabalho – tem caráter genérico, referindo-se a todas as relações jurídicas caracterizadas por terem sua prestação em uma...
tracking img