Empregabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução
Capitulo 1-Empregabilidade segundo José Augusto Minarelli 03
1.1-Mantendo a Empregabilidade 04
1.2-Por que manter a Empregabilidade 05
Capitulo 2-Os seis pilares da empregabilidade 06
Capítulo3-Networking 08
Capitulo4-Empreendedorismo 10
4.1-Trabalho por conta própria 11
Considerações finais
Referênciasbibliográficas

Introdução

Para atuar nas organizações, cada vez mais competitivas, que buscam profissionais com habilidades e competências renovadas, é preciso entender o que é empregabilidade.
A empregabilidade surgiu a partir das necessidades das organizações de encontrarem profissionais altamente qualificados e preparados para esse mercado, tendo suashabilidades e competências renovadas.
A partir desse conceito, o desenvolvimento de competências e habilidades, que são termos relacionados diretamente com a empregabilidade, torna-se, para o profissional que quer estar no mercado de trabalho, algo indispensável.
Com isso, a empregabilidade posiciona a mudanças do profissional nas diversas organizações e áreas de atuação, isso permiteque este seja inserido neste vasto mercado de trabalho tão exigente.
Para que isso aconteça, o profissional tem que ter clareza de suas habilidades e competências. Ter um diploma, por exemplo, não é o suficiente, a empregabilidade exige muito mais, pois está relacionada a realidade de qualquer profissional.

Capitulo1
1.Conceito de empregabilidade
O conceito daempregabilidade foi criado no fim dos anos 90, pelo consultor Jose augusto Minarelli.
Segundo Minarelli, (2010) empregabilidade é ter a possibilidade, a condição de conseguir trabalho e remuneração, independentemente da idade e de estar ou não empregado.
No século em que estamos o conceito da empregabilidade é cada dia mais explorado pelos meios de comunicação se tornando algo fundamental aoprofissional moderno.
Empregabilidade é um tema muito extenso que não quer dizer ter apenas um emprego, mas também ter a capacidade de conseguir emprego e renda sempre.
Em qualquer hipótese é preciso estratégia para participar de processos de seleção, entrevistas ou ate em buscar clientes e oportunidades de empregos.
A busca da empregabilidade requer método, estratégia,ser muito persistente e ter disciplina.

1.1Mantendo a empregabilidade
Nos dias atuais as empresas não querem profissionais especialistas, pessoas que estão acomodadas com o ser cargo, do jeito que está, está bom que só sabe fazer uma determinada área e se limita somente nela, mas sim o mercado de trabalho está à procura de profissionais que tenham vontade de crescer, que sejageneralista, que saiba de tudo um pouco, que queira aprender cada vez mais, aprofundando seus conhecimentos, querem profissionais que sejam criativos, inovadores, estratégicos, trazendo assim muitos benefícios à empresa.
Esse profissional precisa ter foco no seu objetivo, ter Disciplina, persistência, determinação, ele necessita romper o conformismo, ele tem que ter uma dedicação diária paraatingir a esta meta esperada, para assim transmitir e ter confiança, ele tem que ter uma visão positiva do futuro e principalmente ser tolerante a frustração para enfrentar a rejeição e seguir em frente.
Para se ter bons resultados o profissional deve procurar vagas com o seu perfil e assim se candidatar-se a elas. Tem que ser adotado uma postura pró-ativa na busca do emprego desejado.Para aumentar a empregabilidade os profissionais necessitam estar aptos do ponto de vista técnico e social para poder solucionar com rapidez e eficiência os problemas mais específicos.
Quem usa corretamente a empregabilidade sempre consegue criar e inovar condições para sempre ter trabalhado.
Segundo Minarelli (2010) nos dias atuais as empresas esperam que os seus profissionais obtenham a...
tracking img