Empreendorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Empreendedor

é

o

termo

utilizado

para

qualificar,

ou

especificar,

principalmente, aquele indivíduo que possui uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novométodo com o seu próprio conhecimento. O empreendedor é um profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.

2. CASO HIPPOPIZZA

Como exemplo, podemos apresentar o caso doempreendedor Eduardo Lopes, que a partir de algumas experiências pessoais e familiares, se tornou um empresário de um negócio em constante crescimento, a pizzaria Hippopizza, no qual entrega pizza em uma cidade de 500 mil habitantes no Triângulo Mineiro. A ideia do negócio veio dos tempos em que morou na Inglaterra e trabalhou por mais de dois anos na rede de pizzarias Domino’s, uma rede internacional depizzarias delivery que se destaca por manter um compromisso de entregar os pedidos em até 30 minutos. Iniciou seu trabalho como entregador e após realizar um curso de gerenciamento da própria rede, passou a atuar como gerente de turno. A essa experiência foi somada a vontade de ter o próprio negócio, além de que seus pais foram um modelo para o seu desenvolvimento. Quando garoto, Eduardo observavao trabalho do pai, responsável por abertura de filiais e novos negócios para uma empresa de máquinas e implementos

3

agrícolas. A mãe foi proprietária de lojas e confecções, nas quais contou com o auxílio do filho. Ao voltar da Inglaterra, além do desejo de “ter o próprio negócio” Eduardo quis reunir a família em torno de uma mesma atividade, o que foi alcançado, pois seus pais participamativamente no dia a dia da empresa. A Hippopizza foi iniciada com limitados recursos financeiros próprios e exigiu longas jornadas de trabalho. Devido à experiência anterior de seu fundador, o objetivo inicial do negócio foi trabalhar exclusivamente com entregas. Mas como os clientes gostavam de consumir as pizzas no próprio local, cujo atendimento era feito de forma improvisada, Eduardo foiobrigado a desenvolver uma nova habilidade: o atendimento ao público. Quando a Hippopizza já vendia mais de 50 unidades por noite, Eduardo resolveu mudar de localização, pois precisava atender à necessidade emergente do atendimento aos clientes em local próprio. Nesta adaptação aos comportamentos de seus clientes, despontou também outra característica que marcaria o negócio dali em diante, a influênciadas crianças nas decisões das famílias, com isso criou um espaço especial para elas: uma área segura e com um escorregador. Isto permitiu que os pais saboreassem tranquilamente uma pizza, tomassem uma cerveja ou um refrigerante, enquanto as crianças brincavam depois de já terem se alimentado. Este fato passou a atrair um público composto predominantemente por famílias, cujo perfil é mantido atéhoje. Pressionado pelo proprietário do imóvel, que exigiu um alto reajuste do aluguel por perceber que a pizzaria estava aumentando o número de clientes, Eduardo verificou a possibilidade de comprar um terreno a dois quarteirões de distância, na mesma avenida, que era bem movimentada. Como não tinha capital para a compra do terreno, teria que obter empréstimo para comprar o imóvel, e também paraconstruir novas instalações, porém não possuía garantias reais para a compra do terreno e para a obra. Aconselhado por um amigo que trabalhava em banco, realizou uma operação financeira que é comum em negócios de postos de gasolina. Fez um contrato de locação de longo prazo para o terreno. O contrato serviu de garantia para o financiamento da obra da nova pizzaria.

4

Assim, Eduardo...
tracking img