Empreendorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Seres Vivos

Como você pode distinguir um ser vivo de um ser inanimado? Os seres vivos compartilham algumas características em comum. Em função da dificuldade de definir o que é um ser vivo, os cientistas estudam algumas características que possibilitem a distinção entre um ser vivo (fator biótico) e um corpo inanimado (fator abiótico). Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formadospor células. Célula é a menor parte com forma definida que constitui um ser vivo dotada de capacidade de auto-duplicação (pode se dividir sozinha). São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. As células, em geral, possuem tamanho tão pequeno que só podem ser vistas por meio de microscópio. Dentro delas ocorrem inúmeros processo quesão fundamentais para manter a vida.

Composição Química

Nos corpos inanimados ela é simples (apenas substâncias inorgânicas que são moléculas pequenas e relativamente simples), já nos seres vivos, ela é mais complexa, pois além de apresentar substâncias inorgânicas, os seres vivos apresentam, também, substâncias orgânicas (complexas e variadas formadas por longas cadeias, onde o carbono é oelemento principal). Então nos seres vivos têm:

a) Substâncias Orgânicas – proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e vitaminas.

b) Substâncias Inorgânicas – água e sais minerais.

Organização Celular
Com exceção dos vírus os demais seres vivos são constituídos por célula (s). Essas apresentam constituição e organização diversificadas. Considerando-se o número de células:
a)Unicelular – organismo constituído por uma única célula. Exemplos: bactérias, cianobactérias, protozoários, algumas algas e alguns fungos.
b) Pluricelular – organismo constituído por várias células. Exemplos: algumas algas, alguns fungos, todos os vegetais (considerando-se que as classificações atuais colocam todas as algas eucariontes no Reino Protista) e todos os animais.

Considerando-se aorganização nuclear:
a) Procarionte – não apresenta a carioteca ou membrana nuclear. Exemplos: bactérias e cianobactérias.
b) Eucarionte – apresentam a carioteca e, portanto, o material genético organizado. Exemplos: Protozoários, algas protistas, fungos, vegetais e animais.

Níveis de organização
Para os organismos pluricelulares, observa-se níveis de organização superiores à célula. Veja:Células – são as unidades morfofisiológicas dos seres vivos, elas se reúnem para compor os tecidos.
Tecido – trata-se de um conjunto de células, semelhantes ou não, que se reúnem para desempenhar determinadas funções.
Órgãos – são estruturas formadas pela reunião de tecidos.
Sistemas – são formados pelos órgãos que se reúnem para desempenhar determinadas funções.
Organismo – é composto por váriossistemas que se interagem harmonicamente.
População – é formada pelos indivíduos de uma espécie que vivem em uma mesma região e em uma determinada época.
Comunidade – é o conjunto de espécies que vi-vem em um determinado local e em uma deter-minada época.
Ecossistema – é o conjunto das comunidades de uma região interagindo com o ambiente (são os fatores bióticos mais os fatores abióticos).Biosfera ou ecosfera – trata-se do conjunto de todos os ecossistemas do planeta.
Metabolismo

Conjunto das reações químicas que ocorrem no organismo. Pode ser de dois tipos básicos:

a) Catabolismo – reações que provocam a quebra de substâncias.
Exemplos: respiração aeróbica, fermentação, digestão etc.
b) Anabolismo – reações que provocam a síntese (produção) de substâncias.
Exemplos:fotossíntese, quimiossíntese, fotorredução etc.
c) Homeostase - conjunto de fenômenos que garantem o equilíbrio do organismo. O ser vivo não muda sua composição química e suas características físicas. A homeostase é importante para a manutenção da vida. Se o nosso ambiente interno mudar muito, ficando, por exemplo, excessivamente quente ou muito frio ou demasiadamente ácido, as reações químicas...
tracking img