Empreendimento turistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
anApresentação do Empreendimento Turístico

Neste trabalho partimos á descoberta do rio Douro com um projeto de Turismo em Espaço Rural situado na belíssima e histórica cidade de Cinfães. Uma cidade rica em património histórico e cultural, que com contém também traços arquitectónicos únicos que caracterizam a região. Na cidade é possível descobrimos casas que permanecem intocadasarquitetonicamente ao longo dos anos, casas essas com muita história pertencentes a famílias outrora muito abastadas.
É o caso do Castelinho, construído em meados do ano de 1800, século 19, pertencente á família Martins de Carvalho que assim permanece neste momento. A casa foi sofrendo pequenas alterações, mas mantem os traços da região, sendo inclusive feita de pedra tradicional que só pode ser encontrada naserra de Montemuro.
Atualmente a casa é habitável, mas carece da necessidade de ser adapta e recuperado por forma a ter capacidade para competir no mercado do Turismo Rural. A nossa principal proposta é então a alteração e adaptação da mesma, e de uma segunda casa que antigamente pertencia aos chamados “Caseiros”(casa arrendada pelos senhorios para os empregados das quintas), para que os nossosclientes possam optar por mais privacidade se assim pretenderem.
Existem muitos serviços e atividades que podemos oferecer de modo a completar a oferta, alguns deles ligados diretamente com a natureza e outros mais ligados com a tradição, a gastronomia e a cultura.


Localização e envolvente

Como já referimos anteriormente o nosso empreendimento localiza-se na vila de Cinfães, que ésede do concelho, mais precisamente na Serra do Montemuro sendo pertencente ao distrito de Viseu. Próximo da vila encontramos o maravilhoso rio Douro, conhecido internacionalmente pelo facto de junto a este rio se cultivarem as uvas que depois de passarem por vários processos nos dão o famoso vinho tão característico desta região.
Na sua envolvente podemos encontrar a cidade de Lamego e o seumuseu que contém muitas peças da história de Portugal seria sem duvida muito interessante de ser visitado pelo tipo de turista que pretendemos que nos visite.
Peso da Régua, cidade que tem como principais atividades o turismo e a exploração de vinhos, é visitada todos os anos por milhares de pessoas, que são atraídas pelos conhecidos vinhos e pelas adegas onde estes turistas podem degustar vinho eouvir fado. Viseu cidade distrito á qual pertence Cinfães, segundo a história ganhou importância após a romanização. Hoje em dia é uma cidade cheia de património e história. Guimarães, berço da nacionalidade e com um dos mais belos Centros Históricos, está a menos de 70 km. Braga, carregada de história e monumentos religiosos, fica a 90 km. Amarante, o belo rio Tâmega, S. Gonçalo e a doçaria, amenos de 50 km. A região atrai milhares de turistas todos os anos devido á riqueza gastronómica, cultural e á sua beleza paisagística.

Principais estruturas da unidade

* Castelinho: Estrutura principal, casa de 4 andares, com traços arquitectónicos característicos da região. Mantem a sua forma original sofrendo pequenas alterações ao longo dos anos.

* O piso -1 era tradicionalmenteusado como uma cave e adega, e a ideia principal para este espaço é dinamiza-lo ficando parte do espaço para adega, e outra parte para guardar materiais como por exemplo as bicicletas.

* O rés-do-chão será constituído por um lagar onde é permitido aos nossos hóspedes participar nesta etapa da produção do vinho, uma sala grande onde os nossos clientes podem desfrutar de um espaço onde podemdescansar e confraternizar com os outros hóspedes do hotel e ainda é o local onde esta localizada a nossa recepção, uma cozinha onde é confeccionada toda a comida que é servida aos clientes e uma casa de banho publica.



* O 1º andar possui uma biblioteca onde os nossos hóspedes podem encontrar livros, artigos e documentos sobre os mais variados temas assim como, vários documentos...
tracking img