Empreenderdor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Comercial

MAICON MASCARENHAS DIOGO

MARKETING



Feira de Santana 2013

MAICON MASCARENHAS DIOGO

MARKETING

.

Trabalho solicitado pelo professor João grisi e Equipe da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito da matéria de Marketing.

Feira de Santana2013

ATIVIDADE

1) Leia o texto e responda a pergunta a seguir: (Vale 1,0 ponto)
A grande mudança de percepção da marca Havaianas se deu com a renovação das estratégias de marketing. Na tentativa de fazer a marca ganhar mais visibilidade, as Havaianas investiram em marketing informal, ou seja, um tipo de marketing indireto. Figuras famosas, brasileiras e estrangeiras, começaram a servistas as calçando – graças a distribuição gratuita de edições limitadas das sandálias, chegando, inclusive, a serem parte do "kit luxo" da festa do Oscar.
 O grande objetivo dessa estratégia não estava na construção de um mercado segmentado (Havaianas para classes distintas), mas causar nas pessoas um sentimento de aproximação em relação ao estilo de vida dos famosos. Embora não fossem mais um itemde cesta básica, também não eram cristais Swarovski. Os famosos estavam fazendo uso de produtos que também eram acessíveis ao público geral.
 É interessante perceber as mensagens passadas pelas propagandas vinculadas nos meios de comunicação: o que se vende não é só um produto, é um estilo de vida baseado na imagem construída do Brasil – alegre, colorido, diversificado, porém unido.
 Essaspropagandas, entretanto, variam de acordo com o público-alvo: de país para país e, inclusive, dentro do próprio país. A empresa demonstra sensibilidade cultural que traz vantagens e retornos financeiros, tanto para a empresa quanto para o seu país de origem.
Um dos pontos mais interessantes em relação à imagem de Brasil, passada pelas Havaianas, é que ela corrobora os discursos políticos de um paísconfiável e culturalmente diverso. É possível se fazer essa análise pela comparação entre as diretrizes governamentais de marketing estatal e as ideias e imagens disseminadas nos comerciais das Havaianas. Em última instância, o que as Havaianas fazem é a promoção do Estado brasileiro como força política e econômica, além de cultural, fator que gera para a empresa, não somente benefícios econômicos,mas lhe garante a simpatia e empatia que o Brasil, e o povo brasileiro – alegre, criativo e espontâneo – costumam despertar mundo afora.
Questão referente ao texto acima:

Quando uma empresa como a Alpargatas define as suas estratégias de marketing, o que elas devem obrigatoriamente seguir? Como elas devem ser?

2) Após a leitura do texto abaixo – “ Comportamento do consumidor”, o alunodeverá discorrer quais conclusões chegou em relação ao conteúdo do texto em epígrafe. Você acha que a teoria das necessidades de Maslow traduz totalmente o comportamento do consumidor? (Vale 1,0 ponto)

Comportamento do consumidor.

Diferentes fatores determinam o comportamento do consumidor na escolha ou adoção de determinado produto ou serviço... Esses fatores podem ser de ordem social,econômica, psicológica ou cultural. Se considerarmos somente o fator “preço” como determinante no processo de escolha do consumidor estaremos errados... Aliás, o próprio fator “preço” pode ser tomado de diversas maneiras. Podemos ter compras geradas por altos preços (busca de posição social e conforto) ou por preços baixos (economia e vantagem)...
A pergunta que deve ser feita é: Quais são osprincipais fatores psicológicos que levam o meu target (público alvo) a consumir meus produtos?
Ao sabermos a resposta dessa pergunta, todo o esforço de comunicação é otimizado. Se conheço o alvo e a necessidade (desejo) que deve ser estimulado, posso “dizer” muito mais a um custo muito menor.
A hierarquia das necessidades humanas.
Ao estudarmos o comportamento do consumidor (o que leva determinado...
tracking img