Empreendedorrismo

300 palavras 2 páginas
Escolaridade dos empreendedores
O empreendedor possui mais escolaridade do que a média do cidadão brasileiro. Entre os 21 milhões de empreendedores, 78,6% têm acima de cinco anos de estudo. Considerando a população total, apenas 64,7% dos brasileiros têm este nível de escolaridade.

• Em 2010, 74,5% dos novos empreendedores possuíam ao menos o ensino médio. Em 1999, taxa era de 64%
Mas o contexto educacional brasileiro tem evoluído nos últimos anos, com queda no analfabetismo, aumento da frequência escolar e menor êxodo de estudantes. Isso reflete também nas taxas de empreendedorismo, que apontam crescimento na faixa de empreendedores com maior escolaridade. Entre 1995 e 1999, 64% dos novos empresários possuíam ao menos o ensino médio (até 11 anos de estudo). Em 2010, esse número aumentou para 74,5%, como apurado pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2010).
Segundo o analista econômico do IBPQ (Instituto Brasileiro de qualidade e produtividade), Romeu Herbert Friedlaender Junior, o grau de escolaridade do empreendedor se reflete diretamente na gestão do negócio. “O nível de escolaridade revela a capacidade do empreendedor de absorver e interpretar melhor as informações de mercado e, assim, gerenciar com mais eficácia”, explica.
Esse fato é ainda mais expressivo quando analisado sob a ótica da motivação. Na faixa da população com mais de 11 anos de estudo, a razão oportunidade/necessidade chega a ter 4,6 empreendedores por oportunidade para cada um por necessidade. A escolaridade alta também eleva a taxa de sobrevivência das empresas por causa da melhora do perfil do gestor, que busca cursos e aperfeiçoamento e planeja antes de iniciar um negócio. “Os empreendedores buscam informação como ferramenta de gestão”, afirma Friedlaender.
Na tabela a seguir, é possível visualizar a evolução das taxas de empreendedorismo inicial segundo os níveis de educação de 2002 a 2010:

Relacionados