Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo no Brasil

O presente artigo descreve o conceito de empreendedorismo e em seguida o mostra como está o Brasil como um país empreendedor seu ranking em relação a outros países.Também relata características dos empreendedores brasileiros.

Segundo Robert Hirsch, em seu livro "Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforçonecessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal"
Com base neste conceito percebe-se que noBrasil tem muitas pessoas com este perfil empreendedor que são os seguintes:

1. Ter objetivos pessoais e profissionais
2. Observar tendências
3. Usar talentos pessoais
4. Ser adepto da educaçãocontinuada
5. Ampliar rede de relacionamento
6. Buscar equilíbrio entre trabalho, lazer, emoções e valores.
7. Ousar em mudanças

Com essas características é possível ter sucesso em qualquerárea que a pessoa queira empreender, pois isso leva as pessoas terem mais ousadia a investir em seus negócios assumindo riscos financeiros.

O Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP)em parceria com o Sebrae Nacional, principal promotor da pesquisa; o Sesi/PR, o Senai/PR e a Universidade Positivo, como parceria técnica promovem a pesquisa GEM, a qual revela detalhes nocomportamento empreendedor brasileiro. A presente pesquisa tem nove anos de edição completados no ano de 2008. Com atuação em 60 países a presente pesquisa informa que o Brasil ocupou 13º posição no rankingmundial de empreendedorismo. Com a Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) brasileira foi de 12,02%, o que significa que de cada 100 brasileiros 12 realizavam alguma atividade empreendedora atéo momento da pesquisa. Outro ponto encontrado na pesquisa é que houve aumento da participação do jovem (18-24 anos) e a redução da participação do adulto de meia idade (55-64 anos) na atividade...
tracking img