Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

REGINA

empreendedorismo
O ADMINISTRADOR CONSCIENTE: COMO INOVAR, ADMINISTRAR E TER SUCESSO EM CONSONÂNCIA COM A LEI ?

Campinas
2011

regina

empreendedorismo
O ADMINISTRADOR CONSCIENTE: COMO INOVAR, ADMINISTRAR E TER SUCESSO EM CONSONÂNCIA COM A LEI ?Trabalho de dissertação sobre a disciplina de Empreendedorismo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.

Orientador: Profº . Fábio Goulart de Andrade

Campinas

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 3

2 CONTEÚDO .................................................................................................... 4

3. CONCLUSÃO .................................................................................................. 9

4 REFERÊNCIAS ...............................................................................................103
1 INTRODUÇÃO

No meio turbulento, frenético e de concorrência feroz que caracterizou a última década, muitos executivos achavam que agir inescrupulosamente era o único caminho para o sucesso. Em busca de lucro rápido, as empresas deixaram que seu capital se deteriorasse por atitudes equivocadas, maltratando os empregados,pressionando fornecedores, explorando alianças estratégicas e enganando clientes. Não perceberam, entretanto, que esse comportamento prejudicava de forma significativa a capacidade de uma ação mais constante e eficaz.
Administração Consciente oferece a receita ideal para se conseguir sucesso a longo prazo, e esta consiste em restaurar os valores tradicionais e imprimir confiança e integridadenas práticas ligadas aos negócios e aos relacionamentos.
Administração Consciente trata da substituição da mentalidade tradicional, do tipo "nós contra eles", pela nova concepção, do tipo "nós", que estimula o desenvolvimento de relações proveitosas entre empregados, clientes, fornecedores e associados. Frank Sonnenberg mostra como torna-se um homem de visão e como pôr em prática umnovo estilo de administração por meio da: descentralização da mão-de-obra; estimulação da criatividade; adaptação a mudanças; agilização dos negócios; promoção da excelência do serviço; comunicação num mundo sobrecarregado de informações; consolidação das relações com terceiros; construção de uma organização confiável.
O novo ambiente empresarial provoca a necessidade das empresas setornarem organizações de aprendizagem. Para isso, uma série de mudanças devem acontecer, sobretudo no perfil do administrador que atua nessas organizações. Essas mudanças passam por uma série de resistências, provocadas pelo modelo institucional de ensino, que limita a iniciativa, a criatividade e o livre arbítrio dentro das empresas, considerando-se que o perfil do '' novo administrador"  seja umeterno aprendiz, utilizando-se da melhor forma possível, as novas tecnologias de informação.

4
2 CONTEÚDO

O mercado de trabalho está passando por profundas transformações neste início de século. Cada vez mais profissionais, principalmente no nível executivo, estão se defrontando com novos desafios, tais comoglobalização, descentralização, downsizing e terceirização. As próprias noções de emprego e trabalho, estão mudando. Nesse sentido, este administrador deverá ter bem claro em sua mente qual o papel do administrador nesta virada de século; que conhecimentos ele deve ter e reciclar para se preparar para esses novos desafios e as habilidades que lhe serão exigidas, num ambiente tão tumultuado e...
tracking img