Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO DE APRENDIZAGEM

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Profª EAD: Ana Maria Vasconcelos.

Profª Tutora Presencial: Ideniria Abreu de Paula

Acadêmicos:

INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional é definido pela estrutura das organizações e das pessoas que dela fazem parte. O clima organizacional será gerado pelo modo que os gestores conduzem a organização.

Aorganização é como um sistema, onde todos os departamentos são interdependentes, mas interagem entre si, trabalhando por um mesmo objetivo.

DESENVOLVIMENTO

Hoje o estudo do comportamento organizacional é muito importante para conhecer, entender e resolver os conflitos que ocorrem dentro da organização, muitas vezes pelo tipo de sistema que existe na empresa.

Os sistemas podem ser abertosou fechados. Em uma organização aberta os processos ocorrem com mais eficiência, porque nela sempre há uma visão sistêmica, e seus executivos estão atentos a tudo que acontece e procuram manter na organização um pessoal eficiente na realização de suas tarefas, logística, comportamento e comunicação entre outros.

A organização deve saber a que fim veio, e quais as metas devem ser cumpridas parao alcance de seus objetivos. Num sistema fechado o que se difere do aberto, é que ele não se prepara, não se atualiza e não dá importância a sua equipe, aos seus produtos e clientes, atinge a entropia e fica estagnada. Já em um sistema aberto a entropia pode ser interrompida (entropia negativa), pois a organização busca novas formas de reaproveitamento e desenvolvimento para continuar operando(existindo), com eficiência, inserindo até mudanças se necessário, porém, mudanças que de fato irá melhorar o ambiente e os processos, a organização deve evitar exageros que possam comprometer o bom desempenho das atividades e causar sérios conflitos organizacionais.

Diante desse processo é necessário ter sempre características inovadoras, onde não só o produto ou serviço deve ser inovado, mas oambiente organizacional e o seu capital humano.

É extremamente necessário que todos estejam envolvidos no processo e que para isso haja sempre motivação. Devemos observar que a organização é uma entidade isolada, ela é bem complexa, pois os seus objetivos são múltiplos e devem ser analisados num todo, as pessoas, os gestores o ambiente e a atual conjuntura, sendo um processo continuo dereavaliação e busca de novas perspectivas. De acordo com as teorias da personalidade, podemos observar que as pessoas são diferentes e precisam aprender a se relacionarem umas com as outras, de forma que sua convivência seja harmoniosa e os trabalhos realizados sejam feitos em equipe com objetivo de atingir bons resultados.

Em uma organização é essencialmente importante ter se pessoas comprometidas eequilibradas emocionalmente e alem disso o equilíbrio das personalidades. O ser humano é dotado de suas próprias personalidades.

As personalidades foram definidas em quatro teorias:

A teoria dos traços: que envolve a extroversão, agradabilidade, consciência, estabilidade emocional e abertura para experiência.

A teoria Psicodinâmica: baseada no inconsciente humano como determinante docomportamento, e resultante da inteiração do ID, o ego e o superego.

A teoria humanista: voltada a auto-atualização, como crescimento e aprimoramento do individuo.

A teoria da abordagem integrativa: baseada no resultado da associação de emoções, cognições, atitudes, e expectativas e fantasias.

A abordagem clássica de Taylor, é fundamentada pela percepção que as pessoas se sentem desmotivadasao notar que mesmo produzindo mais que as outras, o seu salário é o mesmo que aqueles que têm baixo desempenho. Por isso, Taylor partiu da seguinte premissa, que o dinheiro é o melhor incentivador.

Já Maslow desenvolveu a teoria das necessidades humanas, todo ser é dotado de necessidades, mas sem antes que ele satisfaça suas mais básicas necessidades (as fisiológicas), é impossível que ele...
tracking img