Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – (0,19) A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henry Fayol, no início do século XX. Chamada de abordagem clássica, ela definiu que as funções administrativas, ao se gerir uma empresa, são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Esse ciclo, que foi batizado, mais tarde,de PDCA, por Deming, demonstra que toda ação administrativa se inicia com o seu planejamento, passa pelaorganização dos recursos, sua execução propriamente dita e se encerra com o controle dos resultados para que se possa promover alguma ação corretiva no planejamento, caso necessário. Discuta e identifique com os colegas alguma ação administrativa na qual essa abordagem tenha sido ou poderia ser utilizada. Descreva a ação.
Uma organização voltada para o mercado de Construção Civil decide lançar umcondomínio popular na periferia da cidade, para administrar melhor e identificar as possíveis falhas, uma ferramenta importante é o PDCA.
P – Definir qual é o foco, sem fazer planos exagerados para que não saia da esfera de planejamento. Ao lançar o empreendimento deve-se ter os pés no chão, ser objetivo. Colocar no papel tudo que precisa estabelecer prazos a serem cumpridos e objetivos a seremexecutados.
D – É hora de agir e executar tudo que foi colocado no planejamento, deve-se seguir a risca todos os objetivos enumerados.
C – Depois de executar, é o momento de controlar as ações, certificar-se de que elas estejam de acordo com o que foi planejado e se esta sendo executado.
A – Corrigir os erros, melhorar o plano ao longo do tempo, verificar o que pode estar atrapalhando nocumprimento de algumas metas e fazer uma ação corretiva. Refletir sobre os resultados positivos pois eles sempre revelam outras estratégias de sucesso.

2 – (0,19) Existe certa confusão entre os termos “empreendedor” e “empresário”. Diz-se que um empresário pode ser empreendedor, mas que um empreendedor nem sempre é um empresário. Você concorda ou discorda dessa afirmativa? Argumente dando suporte àsua resposta.
Concordo. Uma pessoa com características empreendedoras que possui recursos ou de alguma forma capta recursos financeiros e abre um empreendimento pode se chamar de empresário empreendedor. Outra pessoa também com características empreendedoras pode ser funcionário de uma determinada empresa, e sempre está em evidencia pelo seu diferencial, ou seja, aquele que está sempre sedestacando pela sua criatividade, dinamismo, motivação enfim todas as qualidades de um funcionário empreendedor.
3 – (0,19) Estudiosos têm mostrado que os principais fatores que condicionam a conquista do sucesso da organização estão mais fora do que dentro dela. Discuta essa afirmação em grupo e responda se o grupo concorda, ou não, justificando a resposta.
Não. Os fatores internos como recursoshumanos, financeiro, tecnologia, treinamento de pessoal para atendimento qualificado, marketing e o produto, são os fatores internos e controláveis. O administrador se for bom estará sempre no controle. Porém, fatores externos, como a economia, concorrência, enfim a oscilação do mercado obriga a empresa moldar-se a seu formato, e o administrador que não estiver preparado para esses fatores que chamamosde incontroláveis não levará a sua empresa ao sucesso de forma alguma.
4 – (0,19) Ao surgir a idéia de se criar um PN, algumas questões devem ser respondidas a priori para se evitar perder o foco durante os trabalhos. Quais seriam essas questões?
Para se manter o foco, ao se criar um PN deve-se questionar e responder os seguintes aspectos, que são a chave para um bom Plano:
- Em que negociovocê está?
- O que você realmente faz?
- Qual o seu mercado alvo?

5 – (0,19) Como foi abordado no PLT, o plano de negócios é importante para empreendedores de qualquer segmento de mercado. Não existe, porém, um padrão de elaboração desse documento. Como deve ser um bom plano de negócios?
O bom Plano de Negocio deve ser capaz de orientar a empresa na obtenção de seu sucesso, servindo não...
tracking img