Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias da Motivação

A motivação é um conceito utilizado com frequência para explicar as variações de determinados comportamentos, e sem dúvida, é de grande importância para as empresas se manterem competitivas no mercado, pois trabalhadores motivados certamente produzem mais e com maior qualidade.  Para alcançar seus objetivos, as organizações dependem do desempenho eficiente nos níveisindividual, grupal e organizacional.

“ Estamos todos familiarizados com a sensação de nos sentirmos impelidos ou levados a comportarmo- nos de determinado modo e a desejar agir de uma maneira particular, a fim de conseguir-nos certos fins ou objectivos. Geralmente atribuimos estes impulsos e desejos à motivação e acreditamos que estamos motivados a procurar, por exemplo, alimento, sexo, riqueza,relacões sociais, e assim por diante. Encaramos tais motivos como as causas básicas e determinantes de todo o comportamento que não seja casual, trivial ou simplesmente habitual.”
M. Vernon, Motivação humana

De acordo com ZANELLI, “a motivação pode ser definida como uma ação dirigida aos objetivos, sendo auto-regulada, biológica ou cognitivamente, persistente no tempo e ativada por um conjuntode necessidades, emoções, valores, metas e expectativas”.
Esse sentimento sofre influência de alguns fatores, dentre eles: 

* O significado que o trabalho realizado possui para quem o realiza;
* O sistema de recompensas e punições vigentes nas organizações;
* O estilo gerencial e a qualidade do ambiente psicossocial de trabalho;
* A convergência entre os valores pessoais eorganizacionais.

Para ele, os administradores e os dirigentes organizacionais anseiam por ter empregados motivados com o seu trabalho, sua equipe e acima de tudo com a organização a que pertencem. Sem duvidas altos níveis de motivação são capazes de melhorar o desempenho e garantir ganhos de produtividade, maximizando os resultados e minimizando esforços e recursos.

Os dois grupos de teorias damotivação mais divulgados são as teorias de conteúdo e as teorias de processo.
As teorias de conteúdo preocupam-se em identificar o que se passa dentro de uma pessoa ou no seu ambiente trabalho, que lhe dá energia e sustenta o seu comportamento. Isto é, quais são especificamente as coisas que motivam as pessoas.
Por outro lado, as teorias do proceso tentam explicar e descrever como ocomportamento ganha energia, como é orientado, sustentado e detido. Estas teorias tentam, em primeiro lugar, definir as principais variáveis necessárias para explicar as escolhas ( por exemplo: devo trabalhar arduamente?), o esforço ( por exemplo: a que ponto tenho de trabalhar arduamente?), e a persistência ( por exemplo: durante quanto tempo tenho de trabalhar a esse ritmo?).

Teorias de conteúdoorganizacionais

As teorias de conteúdo organizacionais também se debruçam sobre o comportamento humano, mas referem-se especificamente às situações de trabalho. Consideram que necessidades e satisfaçoes podem motivar as pessoas:

* Teoria bifactorial de Herzberg

A investigação de Herzberg demonstrou que os fatores que provocam atitudes positivas no trabalho não são os mesmos que provocam asatitudes negativas, ou seja, sugeria que era necessário distinguir os conceitos de motivação e satisfação.
.
As necessidades motivadoras são também chamadas de intrínsecas, pois estão relacionadas com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Ao contrário das necessidades higiênicas as necessidades motivadoras estão sob controlo do indivíduo, pois estão relacionadoscom aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização, e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho. O efeito das necessidades motivadoras é profundo, pois quando são ótimas, elas provocam satisfação nas pessoas dando origem a motivação, em contrapartida quando são precárias, elas evitam a satisfação....
tracking img