Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

No mundo atual é cada vez mais natural que as pessoas incluindo as crianças, iniciem desde cedo nas primeiras etapas das suas vidas o processo de negociação, seja pelo melhor lugar à mesa, a maior fatia de bolo, quem escolhe o que vai assistir etc., ou seja, passamos boa parte das nossas vidas negociando, onde houver mais que uma pessoa com pensamentos, ideologias e interessesdivergentes e convergentes haverá sempre uma negociação para se chegar ao acordo.
A negociação é um método entre duas ou mais partes envolvidas que adicionadas ao mundo empresarial, permite dar vantagem competitiva ao negócio. O seu ponto chave está na premissa de que ambos os lados devem tirar proveito dela.
Dessa maneira, vamos citar ao longo do trabalho várias formas deaperfeiçoarmos uma negociação. Um dos fatores críticos de sucesso para o bom resultado de uma negociação é que ambas as partes tenham bem definidas os objetivos realmente necessários dos que são resultados de um desejo e, portanto objetivos pessoais.
Uma negociação eficiente e eficaz requer conhecimento sobre as pessoas com quem se negocia, sobre o assunto/negócio objeto de negociação, bem como sobretécnicas de negociação (etapas, estratégias e táticas, impasses, concessões etc.). Estratégias e táticas são apenas um instrumento no arsenal da negociação; um instrumento perigoso pois seu uso repetido pode tornar o outro negociador extremamente defensivo.






























1. “Roteiro de preparação para negociações salariais”
Receber umaresposta negativa de certa forma sempre causa uma frustração, sendo esta proporcional ao otimismo e as expectativas que tínhamos. A questão não é deixar de ser otimista, mas aceitar que pode haver uma resposta diferente da que desejamos e saber como lidar com esta resposta indesejada.
Também devemos aceitar que a frustração é um sentimento natural, que pode aparecer em várias situações danossa vida. É comum que ao receber uma resposta negativa, como a rejeição em um processo seletivo, ou até mesmo no emprego atual quando se almeja um aumento salarial, o que acaba afetando a nossa auto-estima. No nosso cotidiano tentamos conviver com essas situações e estarmos preparados para enfrentá-las, mas nem sempre conseguimos suportar o impacto que esta causa. Somente quando isso acontece é queprocuramos as melhores respostas e alternativas para conseguir determinado objetivo.
As reações diante de uma resposta não esperada podem ser as mais variadas possíveis, pois cada indivíduo reage de maneira diferente diante de cada situação. Como estamos diante de um ambiente sério de trabalho, e nos deparamos com a situação em que estamos tentando buscar um objetivo: o aumento salarial,no qual fomos surpreendidos com um “não” como resposta, a reação por instinto humano é a de frustração por não ter conseguido num primeiro momento convencer o chefe ou gerente a concordar que o aumento de salário era justo e só traria benefícios a ambas as partes (ganha/ganha), com esse fato a reação seria de muita tensão antes da conversa, e depois da resposta a reação é de sentir a pior pessoa domundo, a qual não conseguiu ser convincente ao seu chefe, mas que por seu esforço empregado no trabalho sabe que é merecido o aumento.
Num primeiro momento o chefe passa a ser odiado, por ter negado o pedido, mas com o passar das horas, após ter levado em consideração a questão de planejamento e outros motivos organizacionais e administrativos do mesmo, passa então a repensar a forma comopoderá novamente abordá-lo para que consiga reverter a situação e conseguir um “sim” como resposta. Logo passa a analisar a situação presenciada e tentar descobrir o que faria no lugar do seu chefe, as formas como diria um “não”, se o mesmo soube entender o que você estava propondo, se foi feito da maneira correta e entre outros motivos.

Quando propomos determinada situação ou desafio,...
tracking img