EMPREENDEDORISMO

1507 palavras 7 páginas
EMPREENDEDORISMO

Nome do Acadêmico: Lilyan Maria de Abreu Pereira
Professor-Tutor Externo: Fabio Vazquez
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão de Tecnologia da Informação

Resumo

Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas idéias através da criatividade e imaginação, é motivado pela auto-realização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre idéias criativas, seguidas de ação. Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos. Ele é uma pessoa ousada, que tem coragem de por suas idéias em prática, criando um empreendimento nunca visto antes. Neste trabalho abordei a idéia e os conceitos que diferenciam o empreendedor e o administrador, o jeito em que trabalham suas culturas e paradigmas.

1. Introdução

Associa-se o termo de empreendedorismo à criação de novos negócios, geralmente micro e pequenas empresas. Definido como uma maneira diferenciada de alocação de recursos e otimização de processos organizacionais, sempre de forma criativa, visando à diminuição de custos e melhoria de resultados.
Segundo o conceito de Empreendedorismo proposto pela Comissão Européia: “O Empreendedorismo é acima de tudo uma atitude mental que engloba a motivação e a capacidade de um indivíduo, isolado ou integrado numa organização, para identificar uma oportunidade e para concretizar com o objetivo de produzir um determinado valor ou resultado econômico.”, que mostram que o empreendedorismo vai além do mero ato de abrir novas empresas.
O processo empreendedorismo tem sido difundido no Brasil nos últimos anos, com mais intensidade no ano de 1990, nesse ano também foi criado um programa Brasil empreendedor do governo federal, e o SEBRAE que auxilia na jornada empreendedora dos micros e pequenas empresas.

2. O que é o SEBRAE?

Relacionados