Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

ADRIANO APARECIDO FARIA
ARIANNE SANCHES DE ANDRADE
CAIO VICTOR ALVES OLIVEIRA
CARLOS EDUARDO MARQUES ROCHA
DAULIANE BORGES FERREIRA
JÉSSICA SÂMELLA GUERRA
JULIANA TAMIRES GIORA
LARISSA MARTINS DE SOUZA
MAILSON DE SOUZA MACEDO







CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
EMPREENDEDORISMO
INTRODUÇÃO AO EMPREEENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR / IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES












Profª. Michelle da Rosa Lopes
Campo Grande – MS
Março de 2013


1. INTRODUÇÃO

Nesses quatros primeiros capítulos do livro Empreendedorismo de José Dornelas, analisamos o conceito, a origem, o surgimento, a intensificação do Empreendedorismo, destacando uma diferença entre empreendedor e administrador e também como identificar as oportunidades.Nesse trabalho vamos promover uma reflexão de auto-avaliação destacando os pontos fortes e fracos do grupo em relação ao perfil empreendedor, enfatizando a diferença entre o administrador e o empreendedor.
Além disso, focamos parte na descrição do projeto fictício criado, abordando o tema Identificando Oportunidades, esclarecendo possíveis possibilidades de implementar uma academia que atenda asnecessidades dos universitários, proporcionando praticidade e qualidade de serviço.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR.


A media do grupo foi de 110 pontos, ou seja, todos possuem características
empreendedoras, tendo disciplina e dedicação em seus projetos sendo disposto a sacrificar-se para atingir metas correndo riscos calculados e mais doque isso, estando preparados para assumir os mesmos, obtendo uma equipe coesa e capaz, ciente das suas forças e fraquezas procurando sempre a melhoria de ambos criados pela necessidade de crescer e expandir seus negócios, entretanto as características não estão desenvolvidas por completo, logo devem ser aperfeiçoadas melhorando os pontos fracos como adquirindo mais adaptação de mudanças, diminuiro medo de falha para cada vez mais obter resultados de sucessos.


2.2 EXERCICIOS REFERIDO AO QUADRO 2.3

Pontos fortes:
Dispostos para atingir metas; senso de humor e animado; disciplina e dedicação; correr riscos calculados; saber ouvir e ter paciência; procurar ter conhecimentos profundos das necessidades dos clientes; é disposto ao sacrifício para atingir metas; necessidade de crescer eatingir melhores resultados; saber construir times e trabalhar em equipes;

Pontos Fracos:
Medo de falhar; não tolera falta de incertezas e estruturas; dificuldades a adaptar-se a novas situações; não tolera estresse e conflitos.





2.3 ADMINISTRADOR E EMPREENDEDORISMO E SUAS DIFERENÇAS

Conforme citado pelo livro, Empreendedorismo: transformando ideias em negócios,
de Dornelas,todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter sucesso, no entanto, nem todo bom administrador é um empreendedor. O empreendedor tem algo a mais, alguma características e atitudes que o diferenciam do administrador tradicional.
O trabalho do administrador está nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar (Henry Fayol), já o empreendedor tem as mesmasqualidades acrescentando uma visão mais ampla do que o administrador, fazendo as coisas acontecerem, assumindo riscos calculados.

“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução
de novos produtos e serviços pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos ou materiais”. Conceito de empreendedor citados por Schumpeter (1949) apudDornelas (2008 p. 22).

As diferenças entre os domínios empreendedor e administrativo podem ser comparadas em cinco dimensões distintas de negócio: orientação estratégica, análise das oportunidades, comprometimento dos recursos, controle dos recursos e estrutura gerencial. (Dornelas, 2012).
Abordando ainda o assunto, Fillion (1997) observa que o “gerente é voltado para a...
tracking img