Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso.
O empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, tornando-se mais forte na década 1990. Alguns fatores explicam por que este repentino interesse pelo assunto. No Brasil devido apreocupação com a criação de pequenas empresas duradouras e a necessidade de abaixar com a mortalidade destas empresas são motivos para o aumento da popularidade deste termo.
Uma das consequências foi o aumento do desemprego. Sem alternativas, essas pessoas começaram a criar novos negócios utilizando suas próprias economias e muitas vezes sem nenhum conhecimento ou experiência no ramo. Derepente se viram do outro lado, agora não eram mais empregados e sim patrões. A economia informal também é uma opção por motivo de não terem crédito, pelo excesso de impostos e altas taxas de juros. Houve também aqueles motivados pela nova economia, a Internet, os negócios pontocom aumentaram entre os anos 1999 e 2000.
Com todos estes fatores somados o tema empreendedorismo tomou ênfase no meioacadêmico e também com a criação de programas específicos que é o caso do “Brasil Empreendedor” do governo Federal em 1999.
Análise histórica do surgimento do empreendedorismo
A palavra empreendedor (entrepreneur) = origem francesa e quer dizer = aquele que assume riscos e começa ago novo.
Primeiro uso do termo= Marco Pólo – tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente.
Idade Média
Foiusado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção.
Século XVII
Primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nessa época, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos.
Século XVIII
Nesse século finalmente foi diferenciado o capitalista com o empreendedor,provavelmente devido ao início da industrialização que ocorria no mundo.
Séculos XIX e XX
Foi nessa época que os empreendedores foram confundidos com os gerentes e administradores (o que ocorre até os dias atuais), sendo analisados de um ponto de vista econômico, como aqueles que organizam a empresa, pagam os empregados, planejam, dirigem e controlam , mas sempre a serviço do capitalista.
IrineuEvangelista de Souza é considerado um ícone dos capitalistas empreendedores brasileiros do século XIX.

Brasil é o terceiro maior país em número de empreendedores
A maioria dos empresários abre o negócio porque constatou uma oportunidade de mercado e não por necessidade.
Os pequenos negócios são responsáveis pela maior parte das vagas de trabalho no Brasil

Mundialização-globalização
Trata dasorigens do fenômeno da globalização, ou mundialização, do enfoque dado pelos primeiros estudiosos e de seus posicionamentos sobre os benefícios ou não do fenômeno.
O fenômeno da globalização que permitiu ao sistema capitalista acelerar os fluxos financeiros, comerciais e intelectuais, aproximar as pessoas de países distantes, uniformizar padrões de consumo
A conclusão que Le Goff (2004) chegou éde que se torna necessário controlar, vigiar e combater os perigos que a mundialização traz, pois a predominância da ênfase nos aspectos econômicos gerou o desenvolvimento de desigualdades, injustiças sociais e a uniformização, e que "uma mundialização que assassina as diversidades é uma mundialização ruim"

Aula 04 Beatrice escapou da violência na sua cidade..trabalhou durante 20 anos naUnicef.. Largou uma bem-sucedida carreira, Nao sabia explicar porque, disse q vem de dentro..ela falava vários idiomas, mesmo assim voltou para sua cidade, quando a violência foi posta sob controle. E comprou uma firma de flores falida e transformou em usina de exportar rosas q da vários empregos..e ainda ajuda jovens sobreviventes do genocídio, portadores de AIDS e órfãos

A SOCIEDADE EM MUDANÇA...
tracking img