Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.Podemos citar como características do empreendedor:
- Criatividade
- Capacidade de organização e planejamento
- Responsabilidade
- Capacidade de liderança
- Habilidade para trabalhar em equipe
- Gosto pela área em que atua
- Visão de futuro e coragem para assumir riscos
- Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio
- Persistência (não desistir nas primeirasdificuldades encontradas)
- Saber ouvir as pessoas
- Facilidade de comunicação e expressão
Importância
O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.
Dia do Empreendedor
- É comemorado em 1º de julho o Dia doEmpreendedor Individual.
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/empreendedorismo.htm











EMPREENDEDORISMO EMPRESARIAL E PROFISSIONAL 
Entrevista Concedida (mídia impressa)

1. O que é empreendedorismo? 

O empreendedorismo é um estagio maior a ser alcançado nos níveis profissional ou empresarial, relacionado com a capacidade, visão e competência de perceber oportunidades e criarsoluções que gerem crescimento e resultados. Em tudo que fazemos é preciso absorver vivência e experiência, que entre erros e acertos, devem acumular conhecimento para a produção e resultados. Quando vamos subindo organizadamente em nossas atividades vamos aprendendo a qualificar nossos objetivos, evoluindo o fluxo das informações externas e internas, aplicando novos conhecimentos, ampliando bases epotenciais mercados, e assim, acrescentando visão para a sofisticação das estratégias. 
Para se consolidar no topo temos que enxergar mais, melhorar a organização para qualificar e realizar.

2. Por que hoje se fala tanto na necessidade de se empreender?

Na verdade o que se fala é que temos que sair do arroz com feijão , aprender a se impor através de soluções que tenham valor diferenciado,conhecer mais os mercados que atuamos ou podemos atuar, ter equilíbrio entre a capacidade humana e tecnológica para a geração de processos inteligentes e assim por diante. 
Existe um pouco de confusão quando se classifica a palavra empreender como sendo "a vontade de". As estatísticas generalizam um pouco o conceito do empreender, integrando num único pacote as pessoas que se arriscam sem estarempreparadas, com outras que organizadamente desenvolvem suas atividades, obtendo sucesso. Empreender é uma evolução a ser alcançada, que fica entre a vontade e o conhecimento disponível para uso, o que nem sempre está próximo dos impulsos que naturalmente temos, quando da necessidade imediata por encontros de novos caminhos para a garantia da própria sobrevivência. 

3. Na prática, ou seja, nodia-a-dia das empresas como se revela o empreendedorismo?

Empresas brilhantes ligam seus processos com pessoas competentes e comprometidas, aquelas do tipo que são referencias de mercado, que fazem com que seus nomes estejam conectados com os meios que atuam. Numa época aonde temos que atender a mercados cada vez mais exigentes, o fator humano e sua forma de integração (com os negócios e dentro dogrupo) serão estratégicos para a qualificação das ações e resultados surpreendentes. A visão de grupo e sua capacidade de troca é um diferencial fundamental, pois amplia as possibilidades do sucesso, reduzindo riscos, permitindo pela qualidade do conhecimento uma maior velocidade de entender e aplicar na frente, e quem faz na frente tende a estabelecer liderança nos meios competitivos. 


4....
tracking img