Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo e o Ambiente

Hévelin A. da Silva


RESUMO

Este trabalho teve o objetivo de analisar a forma de empreendedorismo praticada na revenda de produtos da empresa Fator 5, a organização e tudo que cerca o seu ambiente, a concorrência. A análise desses fatores é de muita importância para o seu perfeito funcionamento, uma vez que o mercado está em constante mudança e cada vezmais competitivo. Por meio desses fatores a organização tem como verificar suas oportunidades e ameaças, prevenindo dos possíveis riscos do negócio, podendo ser isso um grande diferencial para o sucesso da empresa. A metodologia utilizada para desenvolvimento do trabalho foi pesquisa bibliográfica e estudo de campo, questionários e entrevistas, quanto ao método e forma de abordagem o estudo foiqualitativo.

Palavras-chave: Organização; Empreendedorismo; Revenda.

_____________________________________________

1. INTRODUÇÃO

O mercado globalizado é o novo modelo que cerca as empresas no século atual. Com isso, novas práticas nas áreas de administração, produção e gerenciamento foram implantadas nas empresas como um diferencial na produção de bens e serviços. Lembrando que essabusca de se encontrar novos mercados e consumidores não é coisa de hoje, muitas nações antigamente já buscavam este objetivo, destacando historicamente as grandes navegações, o mercantilismo, a revolução industrial, onde tiveram grande influência no que são as organizações hoje.

Frente ao mercado competitivo atual, é de grande importância que o empreendedor fique atento a tudo que envolve aorganização, identificando e aprendendo a reconhecer as oportunidades e ameaças do ambiente no dia-a-dia. Assim, podendo verificar as possibilidades e reduzir os riscos, tendo um olhar dinâmico de como a empresa funciona. Os clientes e produtos são o principal alvo das organizações. A individualidade de cada cliente como forma de atendimento diferenciado é umas das características desse novo modelo.O relacionamento interpessoal como um todo também sofreu grandes transformações. O desafio de se relacionar enfrentado pelas empresas é exigido igualmente entre todos. A relação patrão e colaborador é vista como trabalho em equipe, dividindo responsabilidades e resultados entre si, tendo a competência como algo exigido em todos os níveis.

A inovação tecnológica trouxe profundas mudanças nasempresas, fazendo com que as organizações procurem se adaptar aos novos procedimentos. As formas de gestão inovadora são de superação aos modelos implementados por Taylor, exigindo maior conhecimento e compreensão de todo processo produtivo. (PASSOS, 1999, p. 66).

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Empreendedorismo

O termo entrepreneur foi adotado por volta de 1800, pelo economista Frances Jean-Baptiste Say, para identificar o individuo que transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais elevado e de maior rendimento (DRUCKER, 1986, p. 27).

Schumpeter (apud Dornelas, 2001, p. 37), o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursose materiais. Ainda em relação ao conceito de empreendedor, Dornelas (2001) acrescenta que empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ele, assumindo riscos calculados.

2.1.1 PERFIL EMPREENDEDOR
Existem várias características e aptidões que, se encontradas em pessoas comuns, levam-nos a crer que poderão se tornar em empreendedores de sucesso e nãocomo se falava anteriormente que o empreendedor seria herança genética. Dessa forma, parece haver uma ideia de que as habilidades empreendedoras podem se desenvolver de acordo com a situação vivida, com o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Sob esse ponto de vista, os empreendedores podem ser voluntários ou, involuntariamente são forçados a empreender por motivos alheios à sua vontade, no...
tracking img