EMPREENDEDORISMO

343 palavras 2 páginas
CONCLUSÃO
Em 2004, o maior desafio para os empresários é ampliar seu número de clientes e, conseqüentemente, seu lucro.
Eduardo e Aline passaram a acreditar que, para prosperar, necessitavam estar reinvestindo na empresa e na capacitação da equipe.
Como o tempo médio de incubação no Senac é de dois anos e a
4Quality está desde janeiro de 2004 na incubadora, os sócios sabem que no próximo ano e meio terão que se desenvolver e crescer a ponto de poder alçar vôo sozinhos.
Após a graduação da empresa, as incubadoras tentam manter o vínculo através de uma Intranet, oferecendo alguns cursos em comum para incubadas e graduadas.
Em 2004, algumas incubadoras, que possuem mais tempo de forma- ção, já estão investindo na construção de parcerias com as empresas graEDIÇÃO
2004 HISTÓRIAS DE SUCESSO – EXPERIÊNCIAS EMPREENDEDORAS9
EMPRESÁRIO OU EMPREGADO: UMA DECISÃO CRUCIAL – SEBRAE/RJ duadas. Para manter a relação com o Senac Rio, a empresa 4Quality tem o objetivo de, após graduar-se, continuar trabalhando com estagiários alunos da instituição. Também o fato de o Senac ser um dos clientes de seu produto manterá a proximidade com as atividades da incubadora.
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
• Discuta os riscos e oportunidades para Eduardo Queiroz ao escolher tornar-se um empresário.
• Se a empresa decidisse sair da incubadora em seu estágio inicial de incubação, já se considerando pronta para o mercado pelas parcerias já feitas, quais seriam as conseqüências?
• Como a empresa identificou um diferencial em um mercado tão competitivo como a engenharia de software?
• Existe um tipo de perfil necessário para tomar a decisão de tornar-se empresário ou empregado?
• Como os sócios não tinham capital de giro e dadas as dificuldades em obter crédito para micro e pequenas empresas, qual seria uma segunda alternativa para que o empreendimento fosse alavancado se os empresá- rios não tivessem sido contemplados pela incubadora?
• Como poderíamos imaginar a expansão

Relacionados