Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os 8 tipos de empreendedores são:
1-Natos: são aqueles com fantásticas histórias de sucesso, que começam “do nada” e conseguem prosperar, estão sempre pensando em negócios.
2-Que aprende: não é um empreendedor nato, mas que quando menos esperava, se deparou com uma boa oportunidade de negócio.
3-Serial: aquele que é apaixonado por empreender. Cria um negócio após o outro, sua principalmotivação é o desafio de fazer o negócio crescer.
4-Corporativo: são executivos competentes, que visam o crescimento da empresa onde trabalham.
5-Social: Empreende buscando objetivos sociais, cria projetos e negócios que melhorem a vida das pessoas e que dê oportunidades para pessoas que não tem acesso a elas.
6-Necessidade: cria o próprio negócio por falta de alternativa, por sobrevivência, sãogeralmente pequenos e informais, visando o próprio sustento ou o da família. Negocios geralmente com pouco retorno financeiro.
7-Herdeiro: recebem desde jovens a missão de dar continuidade ao negócio da família
8-Normal: é o planejado, aquele que analisa, busca minimizar os riscos, faz o business plan.
O que diferencia todos esses empreendedores é basicamente a motivação, os motivos que os levam aempreender. Porém, apesar dos motivos, eles tem algumas características em comum como: independência, fazem a diferença, exploram oportunidades, são dedicados e determinados.
Tipo 1 – EMPREENDEDOR NATO= Começa do nada ainda jovem e logo adquire habilidade para o negócio.
Tipo 2 – EMPREENDEDOR QUE APRENDE= É um dos mais comuns, aquele que nunca havia pensado no assunto até se deparar com umaoportunidade.
Tipo 3 – EMPREENDEDOR SERIAL= Tem paixão por empreender e pelas empresas que cria, é dinamico.
Tipo 4 – EMPREENDEDOR CORPORATIVO= Em geral executivos muito competentes com muita capacidade gerencial e conhecimento de ferramentas adminstrativas, assume riscos, é estrategista, hábil comunicador e vendedor.
Tipo 5 – EMPREENDEDOR SOCIAL= Envolve-se em causas humanitárias, realiza-se vendoseus projetos trazerem resultados para os outros. É o único que não tem como objeivo ganhar dinheiro.
Tipo 6 – EMPREENDEDOR POR NECESSIDADE= Cria a própria empresa por não ter outra opção. Costuma se envolver em negócios informais e ter pouco retorno financeiro,”autônomos”.
Tipo 7 – EMPREENDEDOR HERDEIRO=Recebe cedo a missão de levar a frente o legado da família. Aprende a arte de empreender comexemplos de parentes, mas também busca apoio externo.
Tipo 8 – EMPREENDEDOR NORMAL= É o planejado, aquele que faz a lição de casa, busca minimizar risco, se preocupa com os próximos passos do negócio, tem visão de futuro, tem metas claras.
Tipo 1 — Nato: Sílvio Santos, Caito Maia (Chilli Beans)
Tipo 2 — O Empreendedor Inesperado: Alexandre da Costa (Cacau Show), Wang Shu Chen (Adespec)
Tipo 3 —O Empreendedor Serial: Eike Batista
Tipo 4 — O Empreendedor Corporativo: Roberto Justus
Tipo 5 — O Empreendedor Social: Marina Silva
Tipo 6 — O Empreendedor por Necessidade: Dilma Rousseff
Tipo 7 — O Empreendedor por Sucessão Familiar: José Irineu Marinho
Tipo 8 — O Empreendedor Normal: Jose Dornelas, maioria dos empreendedores
Todos apresentam competências de inovação e sociais. Sabemtomar decisões e arriscam para materializar o ideal de negócio. O que os diferenciam entre si são as situações nas quais houve a oportunidade de negócio e por qual motivo.

Mas, se pensarmos em dinheiro para investir em desenvolvimento e tecnologia necessários para se inovar, podemos afirmar que existem em abundância esses recursos no mundo. Então, o que impede a existência de pessoas capacitadaspara liderar esses bens? Como revelado no estudo, faltam empreendedores capacitados para atender a essa necessidade do mercado. Por que não temos mais profissionais, como o empresário Eike Batista, no comando de empresas? O brasileiro acaba de ser incluído no seleto grupo do capitalismo global, ao lado de ilustres como o americano Bill Gates, criador da Microsoft, e o mexicano Carlos Slim, dono...
tracking img