Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO “entrepreneurship” É possível ensinar alguém a ser empreendedor? Por que se fala tanto?
1

“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20.”

(Timmons, Jefrey A.,1994)

2

Empreendedorismo no Brasil
Obstáculos culturais:
Imagem negativa do empresário (lucro); Aversão ao risco; Estigmado fracasso; Busca da estabilidade; Sonho pouco ou não vinculado ao trabalho; Valor negativo do trabalho; Cultura da dependência; Síndrome do empregado.

Como vencer estes obstáculos?

3

Apoio ao Empreendedorismo
É necessidade dos Estados organizados, pois: gera emprego, distribui renda, dinamiza as economias traz avanços sociais, científicos e tecnológicos.
4
(Ao abrir uma empresa oindivíduo responde aos seus anseios e suas características.)

Políticas nacionais de estímulo ao empreendedorismo










Liberar a pequena e a micro-empresa das amarras legais e burocráticas que impedem e desestimulam a legalização e a formalização; Contribuir para a garantia da sobrevivência das micro e pequenas empresas, assegurando-lhes o devido acompanhamento e suportedurante o período de consolidação; Gerar condições para o incremento das condições de competitividade das empresas, tanto do ponto de vista técnico, como do ponto de vista das práticas gerenciais; Assegurar o aumento das condições de acesso ao crédito e as demais medidas facilitadoras da viabilização econômicofinanceira das micro e pequenas empresas; Introduzir as micros e as pequenas empresas no fluxode comércio internacional;

5

Outras Políticas de estímulo ao empreendedorismo
Oferecer ao sistema de micro e pequenas empresas os meios necessários para o acesso e para a recuperação de informações, bem como para a adequada gestão estratégica do conhecimento; Promover ações destinadas a articular as relações entre as ofertas e demandas de tecnologias, produtos e processos, tanto nadireção do segmento governamental, como no estímulo a programas cooperativos entre empresas de um mesmo setor ou de vários setores; Aproximar-se dos municípios e do Estado, de forma a contribuir para que as políticas públicas estimulem a consolidação e a viabilização das micro e pequenas empresas;

6

Micro e Pequenas Empresas no Brasil
5 milhões de empresas formais e 10 milhões informais: – 48% daprodução nacional, correspondente a 21% do Produto interno bruto; – 97 % da totalidade de empresas existentes no país; – 60% da oferta de postos de trabalho. (Fonte: SEBRAE/GEM2011)

7

Características Brasil

das

MPE

no

A maioria dos empreendedores: Não tem experiência nem os conhecimentos específicos e necessários na área que elegeram para empreender; Iniciam suas atividades:
––

sem planos de negócios estruturados. Na maioria das vezes, os empreendimentos são iniciados por necessidade; sem capitais de risco assegurados. A maioria dos empreendimentos se inicia, com capitais próprios ou familiares e o capital de risco só aparece em fases posteriores, quando necessitam capitalizar os êxitos.
(Fonte: SEBRAE)

8

Quais são seus planos profissionais?
Vida AcadêmicaFuncionário de Micro e Pequena Empresa Funcionário de Grande Empresa Funcionário Público Empresário Outra Opção

Em quais destas opções é necessário 9 ser empreendedor?

Empreendedor
•Quem cria uma empresa (de qualquer setor e tamanho); •Quem compra uma empresa existente, introduz inovações, assume riscos e agrega valor; •Quem trabalha em uma empresa e identifica ou cria um novo negócio,introduz inovações, gera vantagem competitiva e valor para os acionistas/cotistas; •Quem é inquieto, quer mudar a si próprio e a situação ao seu redor!

10

Empreendedor
O empreendedor não é somente um fundador de novas organizações ou o construtor de novos negócios. Ele é a energia da economia, a alavanca de recursos, o impulso de talentos, a dinâmica de idéias. O termo empreendedor – do...
tracking img