Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendorismo

Empreendorismo é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprioconhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constroi tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.

A natureza e o desenvolvimento do empreendedorismo

Quem é um empreendedor? O que é empreendedorismo? O que é umprocesso empreendedor? Essas perguntas que são feitas com frequência, refletem o crescente interesse nacional e internacional pelos empreendedores, por parte de pessoas físicas, professores e estudantes universitários e representantes do governo. Apesar de todo esse interesse, ainda não surgiu uma definição concisa e universalmente aceita. O desenvolvimento da teoria do empreendedorismo éparalelo, em grande parte, ao próprio desenvolvimento do termo. A palavra entrepreuner é francesa e, literalmente traduzida, significa, ‘aquele que está entre’ ou “intermediário”.

Periodo inicial

Um exemplo inicial da primeira definição de empreendedor como ”intermediário” é Marco Polo assinava um contrato com uma pessoa de recursos para vender suas mercadorias. Um contrato comum na época ofereciaum empréstimo para um comerciante aventureiro a uma taxa de 22,5%, incluindo seguro. Enquanto o capitalista corria riscos passivamente, o comerciante aventureiro assumia o papel ativo no negócio, suportando todos os riscos físicos e emocionais. Quando o comerciante era bem sucedido na venda das mercadorias e completava a viagem, os lucros eram divididos, cabendo ao capitalista a maior parte (até75%), enquanto o comerciante aventureiro ficava com os 25% restantes.

Idade média

Na idade média o termo empreendedor foi usado para descrever tanto um participante quanto um administrador de grandes projetos de produção. Em tais projetos, esse individuo não corria riscos: simplesmente administrava o projeto usando os recursos fornecidos, geralmente pelo governo do país. Um típicoempreendedor da Idade Média era o clérigo – a pessoa encarregada de obras arquitetônicas, como castelos e fortificações, prédios públicos, abadias e catedrais.

Século XVII

Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nessa época, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Richard Cantillon,importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assume riscos), do capitalista (aquele que fornecia o capital).
Século XVIII
Nesse século o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao início da industrializaçãoque ocorria no mundo, através da Revolução Industrial.

Século XIX e XX
No final do século XIX e início do século XX, os empreendedores foram frequentemente confundidos com os administradores (o que ocorre até os dias atuais), sendo analisados meramente de um ponto de vista econômico, como aqueles que organizam a empresa, pagam empregados, planejam, dirigem e controlam as ações desenvolvidas naorganização, mas sempre a serviço do capitalista.

Conceituando o empreendedorismo

A melhor definição para empreendedorismo é: empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso. Para o termo “empreendedor” existem muitas definições,...
tracking img