Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO ESPÍRITO EMPREENDEDOR DENTRO DA UNIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO
Autor: Nilson Carlos Duarte da Silva
Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luis, km 235 Caixa Postal 676 ncds@fatectq.com.br

ABSTRACT
One of the fundamental subjects in the entrepreneurship area is the support to the creation of new companies. The teaching programs to the entrepreneur beginto appear in Brazil as form to stimulate new enterprises. The universities have been contributing to this formation but, a lot of deficiency still exists in this field. Being like this, new companies will appear and they will contribute so that so much the unemployment rates and mortality of the companies decrease. The present text presents some universities and government organs that support thedissemination of the entrepreneurship. KEYWORDS: University ,Unemployement, Entrepreneur.

RESUMO
Uma das questões fundamentais na área de empreendedorismo é o suporte à criação de novas empresas. Os programas de ensino ao empreendedorismo começam a surgir no Brasil como forma à estimular novos empreendimentos. As universidades tem contribuído para esta formação mas, ainda existe muitadeficiência neste campo. Sendo assim, novas empresas surgirão e contribuirão para que tanto as taxas de desemprego e mortalidade das empresas diminuam. O presente texto apresenta algumas universidades e órgãos governamentais que apoiam a disseminação do empreendedorismo.

1.0 INTRODUÇÃO
Qualquer discussão sobre geração de empregos, criação de novas empresas, deve necessariamente ser precedida por umadiscussão sobre a taxa de desemprego no mercado de trabalho e a taxa de mortalidade das empresas, e, não se pode falar nisso sem falar sobre o empreendedor, principalmente quando se trata da formação de empreendedores dentro da universidade. A empresa, na maioria dos países do mundo ocidental, põe em atividade os fatores de produção, cria mercado de trabalho e abre oportunidade de investimentos paraa poupança e o financiamento de infraestrutura básica para a ação governamental. Neste final de século, as relações de trabalho estão mudando. O emprego dá lugar a novas formas de participação. A tradição do nosso ensino, de formar empregados nos níveis universitários e profissionalizante, não é mais compatível com a organização da economia mundial. A todo momento, estão “nascendo” novasempresas, guiadas pela iniciativa empresarial de certos indivíduos que se dispõem a assumir os riscos inerentes ao próprio empreendimento e que acabam por desempenhar um papel fundamental no processo de desenvolvimento econômico do país. Este texto destina-se a iniciantes quanto a especialistas (Veja também Filion 1997 e 1998 a e b). Obviamente não tenta cobrir todos os aspectos listados acima. O objetivoé demonstrar que existe uma necessidade muito grande de se efetuar mudanças para atender aos problemas que afetam milhões de brasileiros, além de discorrer quanto aos papeis da universidades nacionais e as contribuições para a disseminação do empreendedorismo. O texto começa examinando a taxa de desemprego em alguns países. Depois demostra com exemplos, a taxa de mortalidade das micro e pequenasempresas do Estado de São Paulo, e, demonstra a importância delas para o PIB (Produto Interno Bruto). Sessões posteriores examinam os objetivos e os fins das universidades, propondo mudanças na sua forma de interagir com os problemas econômicos da sociedade. Descreve-se também, as razões do ensino do empreendedorismo, as origens do empreendedor e ainda discorre sobre o ensino do empreendedorismono Brasil. Finalmente, o texto propõe algumas considerações quanto ao assunto.

2.0 SITUAÇÃO ATUAL DO DESEMPREGO NO MUNDO
O século XX está terminando com um enorme progresso econômico e um dramático agravamento do problema do emprego. Cerca de um bilhão de seres humanos estão desempregados ou subempregados em todo o mundo e sem muita perspectiva de voltar a se empregar na abertura do próximo...
tracking img