Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2012
EMPREENDEDORISMO

Não é preciso ser criativo para empreender, vale mais ser curioso.
Prof. José Dornelas

Conteúdo
O que significa “empreendedorismo”? 3
Qual é a origem? 3
Século XVII 3
Século XVIII 3
Século XIX e XX 3
Quais as razões para o empreendedorismo? 3
Como “fazer” empreendedores mais bem sucedidos. 3
Empreendedorismo no mundo de hoje. 3
Intra-Empreendedor. 3Visão Empreendedora. 3
10 qualidades que os empreendedores compartilham com super-heróis. 3
Empreendedorismo e a boneca Barbie. 3
Empreendedorismo e Sorte. 3

O que significa “empreendedorismo”?

Vários professores, doutores e mestres definem a palavra “empreendedorismo” de maneiras diferentes, como:
Robert Menezes: "Empreendedorismo é aprendizado pessoal, que impulsionado pelamotivação, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida ideal."
Jeffry Timmons: “O empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidade, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso.” e também “O empreendedorismo é uma revolução silenciosa que será para oséculo XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o século XX.”
Eder Luiz Bolson: "Empreendedorismo é um movimento educacional que visa desenvolver pessoas dotadas de atitudes empreendedoras e mentes planejadoras". (http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo#Defini.C3.A7.C3.A3o_da_palavra – acessado em 20/04/2012)
Popularmente Empreendedorismo que dizer: O ato de transformar um sonho, umplanejamento em algo concreto, como, levantar uma empresa e fazer dela bem sucedida.

Qual é a origem?

A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir. Porém foi Jean-Baptiste Say que no início do século XIX conceituou oempreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno.
O conceito "Empreendedorismo" foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma peça central à sua teoria da Destruição criativa. Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas do século XX, também definiu que esse individuo (oempreendedor) revoluciona o processo “criativo-destrutivo” do capitalismo, por meio do desenvolvimento de nova tecnologia ou do aprimoramento de uma antiga – o real papel da inovação. Esses indivíduos são os agentes de mudança na economia.
Mais tarde Peter Ferdinand Drucker que da continuidade e amplia a definição proposta por Jean-Baptiste Say descrevendo os empreendedores como aqueles que aproveitam asoportunidades para criar as mudanças.
O significado e a pratica do empreendedorismo também esta muito relacionado aos pioneiros da alta tecnologia do Vale do Silício, na Califórnia. Ainda nos EUA, o Babson College tornou-se um dos mais importantes pólos de dinamização do espírito empreendedor com enfoque no ensino de empreendedorismo na graduação e pós-graduação, com base na valorização daoportunidade e da superação de obstáculos, conectando teoria com a prática, introduzindo a educação para o empreendedorismo através do currículo e das atividades extracurriculares.
Século XVII
Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nessa época, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecerprodutos. Richard Cantillon, importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assume riscos), do capitalista (aquele que fornecia o capital).
Século XVIII
Nesse século o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao...
tracking img