EMPREENDEDORISMO

421 palavras 2 páginas
EMPREENDEDORISMO Gestão da Qualidade
A gestão de qualidade constitui-se em poderosa ferramenta de competitividade, passando a fazer parte do planejamento estratégico das empresas, tendo com fundamentos: Qualidade como diretriz de negócios; Visão da satisfação das necessidades do cliente; Visão humanística de aprimoramento do homem, como passo inicial à melhoria de seu desempenho (educação);Quebra de barreiras entre departamentos (todos têm clientes, alguns são internos, outros externos); Valorização do trabalho participativo, em equipes; Liderança pela cúpula administrativa; Tomada de decisão baseada em informações; Princípio da melhoria contínua (mesmo o que está bom pode ser melhorado).A qualidade foca especialmente o cliente por isso a empresa preocupada em oferecer qualidade deve sempre fazer pesquisas de mercado e de satisfação com clientes, deve procurar reduzir custos.
No Brasil os programas de qualidade total seguem alguns princípios: Total satisfação dos clientes, Gerência participativa, Desenvolvimento de recursos humanos, Constância de propósitos, Aprimoramento contínuo, Gerenciamento dos processos, Delegação, Disseminação de informação, Garantia da qualidade, Não aceitação de erros. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a representante oficial da ISO (International Organization for Standardization), sendo responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
Empreendedorismo
A partir da década de 80, após o surgimento dos modelos japoneses de administração, nascem as escolas do Empreendedorismo e, por volta de 2000 da Gestão Social e Ambiental. O termo empreendedorismo já existia na Idade Média e significava criatividade, maneiras de fazer coisas novas. Atualmente, o empreendedorismo é definido como o processo de gerar ideias inovadoras que possam significar oportunidades de negócios, seja na abertura de novos negócios, seja na melhoria do

Relacionados