Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
empreendedor

Até pouco tempo atrás jovens em idade de escolher carreira só viam pela frente duas perspectivas :fazer faculdade e fazer carreira executiva ou técnica em uma grande empresa ou se tornar um profissional autônomo, como médico ou advogado. Abrir um negócio próprio não era uma opção para quem escolhia prosseguir os estudos na universidade. Famílias tinham preconceito contraempreendedores porque estes escolhiam o caminho mais 'fácil', afinal, ter um negócio próprio não exige qualificação e todos os negócios eram de pequeno porte e de subsistência.
 
Esta visão felizmente mudou de alguns anos para cá. Histórias de empreendedores bem sucedidos, que criaram negócios inovadores e atingiram rapidamente o sucesso financeiro começaram a se disseminar com facilidade e ajudaram adesmistificar a idéia do negócio de subsistência. No final dos anos 90, com a onda das empresas de internet, a chama do empreendedorismo acendeu de vez entre os jovens que pensavam em seus rumos de carreira, gerando uma dúvida saudável sobre suas opções de futuro.
 
Ser dono do próprio nariz! Não precisar dar satisfação a ninguém sobre seus atos. Ter a liberdade de trabalhar quando quiser e fazerseu próprio horário. Comandar, ao invés de ser comandado. Poder criar, inventar, experimentar, aprender, até mesmo errar e aprender com os próprios erros, algo impensável na situação de empregado. A satisfação de superar os desafios, de construir algo para si, para a vida e para as futuras gerações. O status de ser empresário, o prazer de trabalhar em algo que gosta, além de, é claro, os ganhosfinanceiros cujo céu é o limite! São tantos benefícios em ser empreendedor que não dá para entender porque as pessoas ainda querem ser empregados, não é?
 
Bem, na verdade o céu dos empreendedores não é tão azul e brilhante assim. Todos os dias vemos novos negócios pipocando pela cidade. Todos os dias vemos empresas fechando na cidade. Esta é a dura realidade. Para cada 100 novas empresasabertas, 56 não chegam a completar sequer 4 anos de vida, segundo estudo do Sebrae. Esta alta taxa de mortalidade se deve a vários fatores, mas um dos principais é a má preparação dos empreendedores. A maioria tem até boas idéias, mas não sabe estruturá-las na forma de um plano abrangente, real e eficaz. Muitos são excelentes planejadores, mas não conseguem colocar seus planos em ação, ficam fazendoplanos, levantando dados, buscando melhorar ainda mais seu plano e adiam o primeiro passo indefinidamente. Há ainda os que têm tudo para conduzir um bom negócio, mas carecem dos recursos financeiros para tal empreitada.
 
Somente quem se aventura a iniciar um negócio próprio tem idéia das dificuldades que surgem no caminho. Problemas com empregados, problemas com sócios, problemas de decisões deinvestimento com base em poucas informações ou informações não confiáveis, problemas com fornecedores, problemas com o mercado que não atende suas expectativas, problemas financeiros, etc. Isso sem contar que aquela tão propalada imagem de fazer o próprio horário e trabalhar apenas quando quiser está longe da realidade da maioria dos empreendedores. A prática mostra que empreendedores acabam sededicando até mais do que quando eram empregados. Eu já tive a satisfação de conhecer alguns destes pequenos empresários e ouvir seus testemunhos sobre estes e outros problemas. Posso assegurar que eles representam uma categoria de profissionais que podem ser considerados verdadeiros 'heróis' por suas conquistas e determinação.
 
Então, você chegou à conclusão que não tem vocação para herói, não é? Aalternativa de ser empregado até que não é ruim, você tem um salário que cai na sua conta todo mês, perspectivas de carreira que o permitem sonhar com cargos executivos, vários benefícios, sendo alguns assegurados pela legislação trabalhista e, dependendo do empregador, alguns específicos bastante interessantes como assistência médica, previdência privada, creche, restaurante, vale-transporte,...
tracking img