EMPREENDEDORISMO

1467 palavras 6 páginas
GESTÃO DAS OPERAÇÕES
PRODUTIVAS (GOP)
Prof.ª Jeane Marini

O microempreendedorismo e o processo empreendedor
Autor: Giórgio de Jesus da Paixão
A partir do momento em que o microcrédito é aliado à figura do empreendedor, temos o microempreendedorismo. Uma forma de utilizar recursos com criatividade e inovação. Conforme explicita (FREIRE, 2005) Um empreendedor é uma pessoa que detecta uma oportunidade e que cria uma organização (ou a adquire ou é parte de um grupo que o faz) para encará-la. O processo empreendedor compreende todas as atividades relacionadas com a detecção de oportunidades e a criação de organizações para concretizá-las. (FREIRE, 2005, PÁG. 2).
Existem muitas definições, mas uma das mais antigas e que talvez melhor reflita o espírito empreendedor seja a de Joseph
Schumpeter (1949): “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”
(Dornelas, 2005, pág. 39). A raiz do empreendedorismo, um primeiro exemplo de definição da palavra tem seu alicerce no idealismo das navegações européias com Marco Pólo. Como empreendedor, Marco Pólo assinou um contratou com um homem que possuía dinheiro (hoje mais conhecido como capitalista) para vender as mercadorias deste. Enquanto o capitalista era alguém que assumia riscos de forma passiva, o aventureiro empreendedor assumia papel ativo, correndo todos os riscos físicos e emocionais. (DORNELAS, 2005). Com o passar dos anos a palavra de origem (entrepreneur) quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo começou a adquirir uma conotação mais ampla, com estudos em cima do tema e novas definições. Entretanto, entre o final do século XIX e início do século XX, a figura do empreendedor começou a ser utilizada com o mesmo sentido dado ao administrador transpassando a delimitação entre eles.
Porém, temos de fazer aqui uma diferenciação. Todo o

Relacionados