EMPREENDEDORISMO

750 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE UNIP – PAULISTA
Curso: Processos Gerenciais 3º Sem
Matéria: Plano de Negócios
Mestra Acadêmica: JANAINA
Aluno: Marcelo Dias da Silva

TRABALHO SOBRE O AUMENTO NO NUMERO DE EMPREENDEDORES POR OPORTUNIDADE, E A CONSEQUENTE DIMINUIÇÃO DO EMPREENDEDORISMO POR NECESSIDADE NO BRASIL.

Uma pesquisa no Brasil em 2012 mostrou que a taxa de empreendedorismo cresceu ano a ano de norte a sul do país, passou de 20,9% em 2002 para 30,2% em 2012, o que significa que atualmente cerca de 36 milhões de brasileiros são empreendedores iniciais ou já estabelecidos no mercado.
Este crescimento se deve ao desenvolvimento da economia, cujo Produto interno Bruto, PIB, cresceu em media 4% no período. Também existe uma tendência de expansão dessa taxa devido ao aumento da escolaridade e da renda da população.
De cada dez empresas que abrem as portas no pais, sete são por oportunidade e apenas três por necessidade. Esse panorama se mantem no Nordeste, onde são abertas 1,6 empresas por oportunidades para cada uma por necessidade.
O empreendedorismo por necessidade vem perdendo cada vez mais espaço para o empreendedorismo por oportunidade.
A taxa de empreendedores por necessidade caiu de 7,5% em 2002 para 4,7% em 2012, já os empreendedores que abriram um negocio por enxergarem oportunidade no mercado cresceu de 5,8% para 10,7% no mesmo período, destaca o diretor superintendente do SEBRAE no Piauí, Mario Lacerda.
Quase metade dos novos empreendedores tem pelo menos o segundo grau completo, entre os novos empresários que estão cursando ou já completaram o ensino superior, 92% iniciaram o negocio próprio por oportunidade.
O aumento da escolaridade contribui para que o índice de sobrevivência das empresas continue se expandindo nos últimos anos, de acordo com os dados do SEBRAE, 76% dos pequenos negócios conseguiram superar a barreira de dois anos de atividade.
Atualmente os negócios com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões representam 99% das empresas

Relacionados