EMPREENDEDORISMO

2565 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO
Abordaremos o conceito empreendedor, onde ele é aplicado e como podemos verificar suas vantagens e desvantagens no mercado.
Abordaremos, também, o conceito intra-empreendedor ou gestão empreendedora, como ele é aplicado nas empresas e suas vantagens e desvantagens.

O QUE É EMPREENDEDORISMO
O empreendedorismo pode ser definido como o ato de empreender novas possibilidades, visualizando oportunidades de negócio e buscando a plena realização das mesmas.
Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.
Empreendedorismo é o principal fator do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócios lucrativos. Esse é o papel do empreendedor que também é voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico e empresarial).
O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele esta constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.
Existem diversos indivíduos que são inegavelmente empreendedores, e estes geralmente se arriscam em atividades empresariais, muitas vezes sem sucesso e outras vezes com pleno sucesso.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, ALÉM DO ESPÍRITO CRIATIVO E PESQUISADOR:
Capacidade de liderança
Habilidade para trabalhar em equipe
Gosto pela área em que atua
Visão de futuro e coragem para assumir riscos
Interesse em buscar

Relacionados