Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O PAPEL DO EMPREENDEDOR

A tarefa de transformar potencial mercadológico e números em negócios é de inteira responsabilidade do empreendedor. Uma empresa não nasce da geração espontânea: é preciso um ato criador de alguém que é capaz de observar, analisar e formular um organismo que dê conta de gerar bens que possam produzir sentimento de satisfação, conforto e bem estar nas pessoasou em grupos de pessoas que venham a consumir estes bens. Uma empresa é um organismo vivo, dinâmico e obrigatoriamente adaptativo, para ser saudável do ponto de vista econômico, financeiro e social. Os números de uma empresa são sempre a tradução de comportamento de pessoas, especialmente, daquelas que a criaram e/ou que estão à sua frente.
É preciso enfatizar que a técnica, por si só, nãoassegura o sucesso do empreendimento. Ele é produto da competência com que o empreendedor a escolhe, usa e ajusta em busca da concretização de sua meta e de seu projeto.
O comportamento empreendedor tem sido alvo de pesquisas sistemáticas que, essencialmente, tem resultado em um conjunto de características que, de maneira sintética, estão apresentados abaixo:
1. Busca de Oportunidadese Iniciativa – Ter a capacidade de criar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços, propor soluções inovadoras.

2. Persistência – Enfrentar os obstáculos decididamente, buscando, ininterruptamente, o sucesso, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações.

3. Correr Riscos Calculados – Dispor-se a assumir desafios ou riscos moderados eresponder pessoalmente por eles.

4. Exigência de Qualidade e Eficiência – Decidir que fará sempre mais e melhor, buscando satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade.

5. Comprometimento – Fazer sacrifícios pessoais, despender esforços extras para completar uma tarefa; colaborar com os subordinados e, até mesmo, assumir o lugar deles para terminar um trabalho;esmerar-se para manter os clientes satisfeitos e colocar boa vontade a longo prazo acima de lucro a curto prazo.

6. Busca de Informações – Interessar-se, pessoalmente, por obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar pessoalmente, como fabricar um produto ou prestar um serviço; consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

7.Estabelecimento de Metas – Assumir metas e objetivos que representem desafios e tenham significado pessoal; definir com clareza, objetividade – de forma específica e mensurável – as metas de curto prazo e longo prazo.

8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos – Planejar, dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos; revisar constantemente seus planos, considerandoresultados obtidos e mudanças circunstanciais; manter registros financeiros e utiliza-los para tomar decisões.
9. Persuasão e Rede de Contatos – Utilizar-se de estratégias para influenciar ou persuadir os outros; utilizar pessoas-chaves como agentes para atingir seus objetivos, desenvolver e manter relações comerciais.

10. Independência a Autoconfiança – Buscar autonomia em relação a normas eprocedimentos; manter seus pontos de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores; expressar confiança na sua própria capacidade de complementar tarefa difícil ou de enfrentar desafios.

O comportamento empreendedor estará presente em todas as nossas ações, sejam elas pessoais, familiares e profissionais. Nossas características pessoais sempre marcam o estilo com querealizamos as coisas em nossa vida.
A relevância das características empreendedora varia de acordo com as circunstâncias e os problemas com as quais o empreendedor está envolvido.

EXERCÍCIO EM GRUPO: Na sua opinião e dentro das características e circunstâncias pessoais, quais as três características mais importante? O grupo deverá eleger um representante para expor e explicar as...
tracking img