Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

Tema VI. EMPREENDEDORISMO

Trabalho realizado em regime de avaliação contínua

Gestão das Organizações II


Lisboa, 18 Abril de 2011

Índice

Introdução……………………………………………………………….……………...……..……....2

Empreendedorismo
Conceito……………………………………………………………………….…..3

Empreendedorismo em Portugal ………………………………...…..……………3Plano de Negócios ……………………………………………….………..……...4

Programa FINICIA…………………………………….....………………….....…5

Caso Prático………………………………………………..............…………………………..………6

Conclusão………………………………………..………………………………..…………….…..….7

Bibliografia……………………………………………………...………………..…………………….8

Anexos……………………………………………………………………………………..…………...9

Introdução

O presente trabalho tem comoobjectivo abordar o tema do empreendedorismo, tema escolhido pela importância crescente no desenvolvimento da economia actual, pois contribui para a criação de emprego, para a inovação, para a criação de riqueza e, por último, constitui uma cada vez mais importante opção de carreira para uma boa e crescente parte da força de trabalho.
Por empreendedorismo entende-se a habilidade e o desejo de iniciaruma nova ideia, actividade empresarial ou produto, geralmente como resposta às oportunidades que surjam. Por este motivo, considera-se geralmente um negócio de alto risco.
Observa-se que o comportamento do empreendedor é dotado de certas características que estão sempre presentes, não importando a linha de trabalho que este siga, tais como a necessidade de realização, motivação, criatividade,inovação e estabelecimento de metas e objectivos.
Ser-se empreendedor requer ter-se uma boa ideia e realmente inovadora, assim como capacidade para realizá-la e administrá-la, correndo riscos e fazendo esforços. Do ponto de vista da Gestão Empresarial, ser-se empreendedor é ter uma ideia e arriscá-la, criar uma empresa e lançar-se no mundo dos negócios. Deve partir-se dum bom plano de negócios,assim como recrutar uma boa equipa constituída por um bom conjunto de pessoas com reconhecido mérito e know-how nas áreas académica, financeira e empresarial.
Existem cada vez mais instituições e associações preocupadas e focadas em desenvolver o espírito de empreendedorismo e a contribuir para o crescimento de uma economia vibrante e inovadora. Estas mesmas associações empresariais e asuniversidades pretendem promover a iniciativa empresarial e a criação de empresas, assim como os governos anunciam cada vez mais a sua intenção de apostar no empreendedorismo e de desenvolver uma cultura e uma sociedade empreendedora e as publicações económicas apresentam secções sobre o tema.
Deste modo, a informação disposta no presente trabalho tem como objectivo actualizar o conhecimento sobre estetema assim como sobre os diferentes sítios a procurar ajuda caso se queira apostar no empreendedorismo. Espera-se que o objectivo seja concretizado.

Empreendedorismo – Conceito
O conceito de empreendedorismo está directamente relacionado com o acto de inovação. Representa a acção de desenvolver competências e habilidades capazes de criar um novo projecto, entenda-se um novo produto, uma novaempresa, qualquer ideia que detenha as características de inovação, de modo a gerir resultados positivos (evitando prejuízos).
Empreendedorismo tem origem no termo empreender, isto é, realizar, fazer ou executar.
As características fundamentais de um empreendedor são as seguintes:
* criatividade;
responsabilidade;
* capacidadede organização e planeamento;
facilidade de comunicação eexpressão;
* visão de futuro e coragem para assumir riscos;
interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio;
* habilidade para trabalhar em equipa;
capacidade de liderança;
* gosto pela área em que actua;
persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas);
saber ouvir as pessoas.
O empreendedorismo é fundamental no desenvolvimento...
tracking img