Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA EMPREENDEDORISMO



. usar uma ou duas fontes de capital para abrir sua empresa;
. definir a estratégia de marketing em termos de preço tradicional, da qualidade e
da reputação da empresa;
. esforçar-se nas vendas basicamente por motivos pessoais.


O empreendedor artesão, em geral, é o mecânico que começa uma oficina independente, oprofissional que trabalha em um salão de beleza e que abre um novo em outro local para aproveitar sua experiência profissional e ampliara horizontes. Se não puder se desenvolver profissional e culturalmente, será sempre um fornecedor de mão-de-obra ou de trabalho especializado. Se você estiver nessa condição, procure aprender o máximo possível sobre a gestão do negócio e ampliar a sua visão deempresa.

1. Empreendedor Oportunista – É aquele que tem educação técnica suplementada por estudo de assuntos mais amplos, como administração, economia, legislação ou línguas. Procura sempre estudar e aprender. Caracteriza-se por:

. evitar o paternalismo
. delegar autoridade às pessoas necessárias para o crescimento;
. empregar estratégias de marketing e esforçosde vendas mais variados;
. obter capitalização original de mais de duas fontes de dinheiro;
. planear o crescimento futuro do negócio.
. utilizar sistemas de registro e controle, orçamento apropriado, oferta precisa e
pesquisa sistemática de mercado.


O ideal é caminhar e desenvolver-se sempre na direção do pólo do administrador experiente.


7. OPROCESSO EMPREENDEDOR


O processo empreendedor abrange todas as atividades, funções e ações relacionadas com a criação de uma nova empresa.

Em primeiro lugar, o empreendedorismo envolve o processo de criação de algo novo, que tenha valor e seja valorizado pelo mercado.

Em segundo lugar, o empreendedorismo exige devoção, comprometimento de tempo e esforço para que o novo negócio possatransformar-se em realidade e crescer.

Em terceiro lugar, o empreendedorismo requer ousadia, assunção de riscos calculados e decisões críticas, além de tolerância com possíveis tropeços, erros ou insucessos.

O empreendedor revolucionário é aquele que cria novos mercados por meio de algo único. Entretanto, a maioria dos empreendedores cria negócios em mercados já existentes apesar dosucesso a atuação de segmentos já estabelecidos. Qualquer que seja o tipo de empreendedor - revolucionário ou conservador -, qualquer que seja o caminho escolhido para entrar e sobreviver no mercado, o processo empreendedor requer os seguintes passos:
_________________________________________________________________________
(4) SMITH, Norman R. The entrepreneur and his firm: the relationshipbetween type of man and type of company. East lansing:Bureauof business and economic research. Michigan State university, 1967.
1. Identificação e desenvolvimento de uma oportunidade na forma de visão;
2. Validação e criação de um conceito de negócio e estratégias que ajudem a alcançar essa visão por meio de criação, aquisição, franquia, etc.;
3. Captação de recursos necessários paraimplementar o conceito, ou seja, talento, tecnologias, capital e crédito, equipamentos etc.,
4. Implementação do conceito empresarial ou do empreendimento para fazê-lo começar a trabalhar;
5. Captura da oportunidade por meio do início do crescimento do negócio;
6. Extensão do crescimento do negócio por meio da atividade empreendedora sustentada.

Todas essas atividadeslevam tempo e não obedecem a regras definidas, fazendo com que o empreendedor volte atrás no processo ou ainda mude os caminhos para ajustar seu negócio ás novas oportunidades. As pessoas que “fazem acontecer” possuem o talento empreendedor, uma combinação feliz de percepção, direção, dedicação e muito trabalho . Se há esse talento, tem-se a oportunidade de crescer, diversificar e desenvolver...
tracking img