EMPREENDEDORISMO

784 palavras 4 páginas
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA LOGÍSTICA

DISCIPLINA EMPREENDEDORISMO

ATPS DE EMPREENDEDORISMO

Etapa1
1. INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Passo 1
Segundo Dornellas, 2001:
“O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem-se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.” José Dornelas, 2001.

O empreendedorismo no Brasil começou a ter mais ênfase em 1990, quando empresas e entidades duradouras começaram a se preocupar mais com a palavra “empreendedor”, isso por causa da alta taxa de mortalidade das empresas.
Isso porque após vários anos de tentativa de estabilização da economia e da imposição advinda do fenômeno da globalização, muitas empresas procuraram alternativas para aumentar a competividade, reduzir os custos e manter-se no mercado. Dando assim, a origem da da grande taxa de desemprego, criando assim novos negócios, pessoas pegavam suas economias e seu fundo de garantia para montar pequenas empresas tentando assim se tornar donas do próprio negocio, com um grande numero de pequenas e medias empresas tendo grande relevância no mercado brasileiro. Dando assim, origem a discussões sobre empreendedorismo, e pesquisas relacionadas ao meio acadêmico, e também com a criação de cursos específicos para isso.
Segundo dados do SEBRAE, os microempreendedores representam um número significativo para a economia:
98% das empresas existente no país;
21% do PIB;
52%do total de empregos com carteira assinada;
29,4% das compras governamentais;
10,3% de empreendedores informais;
4,1% milhões de estabelecimentos rurais familiares;
85% do total dos estabelecimentos rurais.
O empreendedor precisa cada vez mais buscar conhecimento, pois a concorrência aumenta a cada mais e mais com as oportunidades e especializações.
Passo 2
Após discutir o assunto, o grupo chegou ao consenso de que as principais características de um empreendedor são:
Sabem tomar decisões – eles não se sentem

Relacionados