Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO: É REALMENTE UM PASSO PARA O SUCESSO?

Letícia Mendonça Silva


Resumo
O presente trabalho visa mostrar a importância do empreendedorismo, hoje para a sociedade de acordo com o que foi pesquisado e que será aqui apresentado. Neste trabalho mostrará o que é necessário para se tornar um grande empreendedor com sucesso, pois o Brasil é citado como um dos países mais criativosdo mundo, mas precisa melhorar no que se relaciona á consolidação de milhares de iniciativas de novos negócios e empresas assim como a formação de empreendedores particularmente nas escolas de administração. Neste trabalho é apresentado um modelo de formação de empreendedores baseado na competência individual e na busca de idéias e oportunidades dentro do âmbito de graduação em Administração deEmpresas, compondo uma disciplina teórico - prática para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedores; Sociedade; Administração; Competência;

_________________________________________________
*Aluna do 03° Período de Administração noturno da FACAM.

1. INTRODUÇÃO
Sabemos que o empreendedorismo é o principalfator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Um estudo recente da Fundação Kauffman nos EUA revela conclusões que poderiam ser facilmente entendidas como um retrato do empreendedor brasileiro. É interessante notar que o segredo do sucesso, apesar de não ser algo óbvio, é visto pelos próprios empreendedores como um conjunto de ações que estão muito mais relacionadas à atitude doque ao local ou país de procedência do empreendedor.
Os empreendedores em geral de todo o mundo possuem recomendações bem parecidas, assim então foi criado um livro com o tema: “Empreendedorismo na Pratica” onde apresenta algumas das principais restrições que impedem muitos candidatos chegarem ao sucesso como empreendedor:
- Aversão ao risco
- Necessidade de muita dedicação, esforço edisponibilidade de tempo
- Dificuldade de obter recursos e financiamento
- Falta de habilidade em gestão de negócios
- Falta de conhecimento sobre como começar um negócio
- Falta de conhecimento sobre o setor e o mercado no qual quer atuar
- Pressões da família para manter o emprego e evitar os riscos do próprio negócio
É interessante notar que a ciência e o empreendedorismo vêmatualmente dividindo espaços de forma harmonicamente mundialmente, prova disso é que hoje dificilmente você encontra um pesquisador que não trabalhe em parceria com o setor privado ou que não tenha empresa própria de desenvolvimento tecnológico. Mas no Brasil, essa ainda é uma realidade distante.

1.1 OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho é analisar o conceito de empreendedorismo e seuprocesso, fazendo um paralelo à realidade brasileira, verificando o tipo de atuação das micro e pequenas empresas no contexto empreendedor do Brasil.

A utilidade deste estudo poderá ser aplicada a melhor definição de políticas de estímulo e fomento ao empreendedorismo, como forma de geração de riqueza, valor, emprego e renda. De acordo com a psicologia o processo deintra-empreendedorismo possibilitará uma participação efetiva do empregado na geração de valores para micro e pequenas empresas, tornando-as ainda mais flexíveis e criativas.

Quando uma organização é ao mesmo tempo flexível e controlável, ela não é nem jovem nem velha demais (Adizes, 1998). Do ponto de vista administrativo, o potencial criativo inerente ao empreendedor, supera as técnicastradicionais de administração, fazendo-se necessária orientação diferenciada e de características mais simplificadas, de modo a aproximá-lo do “mundo real”, ao invés de “engessá-lo” em teorias muitas vezes formuladas sob realidades muito distintas da brasileira.

2. REFERENCIAL TEÓRICO
A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa...
tracking img