Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia de Barueri – Fatec Barueri

Inovação e empreendedorismo Professor Okano
Nomes: Ana Ramos Lobo 5º Comex Noturno
Helton de Moura Tavares
Marcia Mitiko Nakabayashi
Mariana Lemos Bonzatto
Marine Alves Pereira

Caso: Contém 1g

O caso analisado retrata a reinvenção no negócio da empresa Contém 1g de propriedade do empresário, especialista em maquiagem,empreendedor líder dos cosméticos e fundador da primeira empresa brasileira neste ramo: Rogério Rubini. Trata-se de uma marca feminina presente no segmento de maquiagem há mais de dez anos.
Filho de uma família de empreendedores de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, Rogério tinha todo o perfil para se tornar um empreendedor. A família já tinha seu próprio negócio, sendo dona de uma fábrica de tintas,que posteriormente foi comprada por outra empresa.
Com o dinheiro desta venda, a família abriu um comércio de malhas, produto que era vendido por quilo (fato comum na época e na região, conforme depoimento do empresário). O número de lojas cresceu, mas o empresário achou que não era o suficiente, pois o produto era de baixo valor e o seu público-alvo muito específico.A demanda cresceria poucoalém do que já havia crescido e Rubini estava decidido a ir além.
Foi então buscar outro tipo de negócio, se envolvendo com a fabricação e venda de perfumes em 1984.Para tanto, vendeu a sua própria casa para gerar recursos e investir no novo empreendimento.
A divulgação dos perfumes era feita de porta-em-porta, de início, pois como a marca não era conhecida, não havia possibilidade de investirdinheiro para montar uma estrutura sem saber qual seria a aceitação do mercado. Era necessário, primeiramente, conquistar o que há de mais importante para um negócio: os clientes.
Ofereceu os seus produtos de graça a algumas vendedoras(elas não precisavam se preocupar em pagar), pois assim as clientes também poderiam conhecer e experimentar os seus produtos de graça. Os perfumes tiveram uma ótimaaceitação e então começaram a ser vendidos por este canal direto.
O próximo passo foiabrir quiosques epequenas lojas em shoppings, aonde os produtos chegariam a um publico maior, sem ter de investir tanto. As lojas ainda eram pequenas e não movimentavam tanto quanto gostaria. Em 1997, experimentou lançar a primeira linha de maquiagem, quando notou que o valor médio gasto por consumidordentro desua loja teve um aumento expressivo. Começaram a surgir interessados em abrir franquias da Contém 1 grama.
Além de oferecer produtos acessíveis em termos de preços a um segmento ainda com baixo poder aquisitivo, jovens e mulheres recém-inseridas no mercado de trabalho, a empresa se preocupou em trabalhar a identidade da marca e sempre foi reconhecida por apresentar ao mercado propostas bemparticulares e inovadoras de embalagens, cores e desenhos. No ano de 1999 ocorreu o auge da marca.
Rubini verificou que era um nicho investir no mercado da maquiagem no Brasil, e não havia ainda grandes concorrentes, visto que no mercado de perfumes havia grande concorrência.
Em 2001, havia 100 lojas e quiosques, e o negócio crescia rápido.
Porém, ao superestimar a sua capacidade, o empresáriopercebeu que precisaria tomar medidas drásticas para salvar o seu negócio, que havia inflado mais do que sua capacidade. Algumas lojas foram fechadas, e 80 funcionários (de um total de 280) foram desligados. Para que os franqueados não tivessem um prejuízo tão grande, a própria Contém 1 grama era transparente ao dizer que suas lojas não renderiam mais e valeria a pena vender seus móveisrapidamente e ser fechadas. A variedade de produtos diminuiu de 700 para 350 produtos (os que vendiam mais), o que fez parte de um plano da empresa para enxugar todos os seus gastos.
Desta forma, e com um ótimo planejamento, a empresa saiu do prejuízo e do perigo que se aproximava recorrendo às factorings. Em 2005, a situação estava controlada. Hoje a Contém 1 grama possui a mais completa linha de...
tracking img