Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões avaliativas de Empreendedorismo

[pic]
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

Questões avaliativas de Empreendedorismo

Objetivos específicos de aprendizagem:
- Favorecer a aprendizagem;
- Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz;
- Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo;
- Desenvolver os estudosindependentes, sistemáticos e o autoaprendizado;
- Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem;
- Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação;
- Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à
profissão;
- Direcionar o estudante para a emancipação intelectual

1 – (0,19) ATeoria Clássica da Administração foi idealizada por Henry Fayol, no início do século XX. Chamada de abordagem clássica, ela definiu que as funções administrativas, ao se gerir uma empresa, são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Esse ciclo, que foi batizado, mais tarde,de PDCA, por Deming, demonstra que toda ação administrativa se inicia com o seu planejamento, passa pela organização dosrecursos, sua execução propriamente dita e se encerra com o controle dos resultados para que se possa promover alguma ação corretiva no planejamento, caso necessário. Discuta e identifique com os colegas alguma ação administrativa na qual essa abordagem tenha sido ou poderia ser utilizada. Descreva a ação.
Podemos identificar com essa abordagem e utilizar por exemplo na área de vendas, pois quando édefinida uma ação de vendas é necessário:
a) Planejar a ação - Como será desenvolvida a ação, que tipos de descontos ou promoções, como será feita a remuneração da equipe, a distribuição do serviço, a divulgação, etc.
b) Organizar a ação - Quais recursos serão utilizados, como será a produção, quem vai executar, como será feita a ação, etc.
c) Dirigir a ação - Estar dirigindo a ação de vendas,executar o processo, etc.
d) Controlar a ação - Verificar os resultados alcançados durante o processo, para saber se é necessário fazer alguma correção no planejamento.
2 – (0,19) Existe certa confusão entre os termos “empreendedor” e “empresário”. Diz-se que um empresário pode ser empreendedor, mas que um empreendedor nem sempre é um empresário. Você concorda ou discorda dessa afirmativa?Argumente dando suporte à sua resposta.
Concordo, pois um empreendedor muitas vezes não pensa na parte administrativa, ele tem o dão de empreender e para isto gasta muito dinheiro, e se o empreendedor não andar alinhado ao administrativo pode afetar o fluxo de caixa de uma empresa.

3 – (0,19) Estudiosos têm mostrado que os principais fatores que condicionam a conquista do sucesso da organizaçãoestão mais fora do que dentro dela. Discuta essa afirmação em grupo e responda se o grupo concorda, ou não, justificando a resposta.
O grupo concorda com a afirmativa, pois com a concorrência mais acirrada, intensifica a necessidade da organização de inovar e melhorar seus processos ou produtos para atender às expectativas de seus clientes.

4 – (0,19) Ao surgir a ideia de se criar um PN, algumasquestões devem ser respondidas a priori para se evitar perder o foco durante os trabalhos. Quais seriam essas questões?
.Em que negocio você esta?
.O que você (realmente) vende?
.Qual o seu mercado alvo?
5 – (0,19) Como foi abordado no PLT, o plano de negócios é importante para empreendedores de qualquer segmento de mercado. Não existe, porém, um padrão de elaboração desse documento. Como deveser um bom plano de negócios?
Um bom plano de negócios deve estabelecer as diretrizes, deve fornecer subsídios para gerenciar de maneira eficaz a empresa e tomar decisões acertadas.
Conter informações suficientes para monitorar o dia-a-dia da empresa, para facilitar a comunicação interna e externa. Ajudar a conseguir financiamentos e recursos junto a bancos, governo, SEBRAE, investidores,...
tracking img