Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* EMPREENDEDORISMO
* Período Inicial
A 1ª definição de empreendedor como “intermediário”
Marco Polo – que tentou estabelecer rotas comerciais para o Extremo Oriente. Como intermediário assinava contrato com uma pessoa de recursos (percursos do atual capitalista de risco) para vender suas mercadorias.
* EMPREENDEDORISMO
O capitalista corria riscos passivamente.
O comercianteaventureiro (empreendedor) assumia o papel ativo, e corria os ricos físicos e emocionais.
Se a empreitada era bem sucedida os lucros eram divididos na proporção de 75% x 25%
* EMPREENDEDORISMO
* IDADE MÉDIA
O termo empreendedor foi usado para descrever participante e administrador de grandes projetos de produção este individuo não corria risco algum, apenas administrava projetos usandorecursos fornecidos pelo governo do país.
Clérigo, ou seja, a pessoa encarregada das obras arquitetônicas, como castelos e fortificações, prédios públicos e catedrais.
* EMPREENDEDORISMO
* SÉCULO XVII
Reemerge a conexão do risco com o empreendedor sendo a pessoa que ingressava em um acordo contratual com o governo para desempenhar um serviço ou fornecer produtos estipulados. O valor do contratoera fixo, lucros ou prejuízos eram do empreendedor
* EMPREENDEDORISMO
* SÉCULO XVIII
Finalmente houve diferenciação da pessoa com capital (investidor de risco da atualidade) da pessoa que precisava de capital (empreendedores)
Ex:
Thomas Edison – inventor da lâmpada, do Ditafone, Telefone de parede. suas invenções só foram possíveis com o auxílio de investidores.
Eli Whitney –descaroçador de algodão
* EMPREENDEDORISMO
* SÉCULOS XIX E XX
No final do século XIX e início do século XX não há distinção entre empreendedor e gerente.
O empreendedor era freqüentemente confundido com gerentes ou administradores, sendo analisados meramente de um ponto de vista econômico.
* ADMINISTRADOR X EMPREENDEDOR
* EMPREENDEDORISMO
* Hoje vamos ver………….
1. O que éempreendedorismo?
2. Definições clássicas.
3. Aplicação do empreendedorismo
4. Quem é o empreendedor?
5. Mitos sobre empreendedores
6. Características dos empreendedores
7. Qual a importância do empreendedorismo.
8. Tipos de empreendedores
* Empreendedorismo, o que é?
Historicamente, empreendedorismo tem sido definido como uma maneira diferenciada de alocação derecursos e otimização de processos organizacionais, sempre de forma criativa, visando à diminuição de custos e melhoria de resultados.
* Empreendedorismo, o que é?
“É o processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação e independênciaeconômica e pessoal.”
Apostila SEBRAE – Manual do aluno, maio 2007
* Empreendedorismo, o que é?
Percebe-se ainda que o termo é constantemente relacionado à criação de novos negócios, geralmente micro e pequenas empresas.
Isto tem gerado certa confusão de definições, pois muitas pessoas têm considerado o empreendedorismo como sendo sinônimo do ato de abrir empresas.
* Empreendedorismo, o que é?É um termo que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo, uma forma de se relacionar.
O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros.
O empreendedor acredita que pode alterar o mundo, é protagonista e autor de si mesmo.
* Definições clássicas
A Harvard Business School considera queempreendedorismo é “a identificação de novas oportunidades de negócio, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor”.
O Babson College define o termo de forma ainda mais abrangente: “empreendedorismo é uma maneira holística de pensar e de agir, sempre com obsessão por oportunidades, e balanceada por uma liderança”.
* Detalhando um pouco mais…
O ato de empreender está...
tracking img