Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Negócios e Tecnologia da Informação
Curso de Ciências Contábeis
Empreendedorismo

Jailson do Bonfim Lessa/3830681933
Jusmar Pires Cavalcante Júnior/4311804575
Kátia Ferreira da Silva /4300069872
Pamela Ferreira Moura/4346845452
Valéria Imair Moraes /4311811822

Empreendedorismo

Brasília
2012
CONCEITOS E RELATÓRIO

Existem diversas definições para o Empreendedorismo.Sendo assim citaremos algumas:
* Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos, que em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades. (José Carlos Assis Dornelas-PLT).
* Segundo Joseph Schumpeter (1949) o "empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pelaexploração de novos recursos”.
* “Já para “Kirzner (1973)” o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontra uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente”.
Dentre as vertentes da preparação para a abertura do negócio podemos destacar que:
-O empreendedor precisa se informar e se capacitar (cursos do SEBRAE,Projetos de Universidades, etc.).
-O futuro empreendedor deve observar se tem vocação, afinidade e conhecimento do ramo no qual pretende atuar;
-O planejamento é imprescindível. A falta dele tem sido o motivo do fracasso de muitos negócios.
-Verificar a existência de mercado favorável (clientes, fornecedores e recursos para por em prática o empreendimento).

Dailton Felipini em seu livroEmpreendedorismo e as Novas Oportunidades de Negócio trazidas pela Internet indica a Internet como sendo uma excelente oportunidade para novos empreendedores que queiram vender seus produtos e têm conhecimento e competência para fazê-lo. Segundo o autor-”É muito mais fácil se estabelecer e ser bem sucedido em um setor que está em crescimento, do que em outro que está estagnado, ou até em declínio”-.Outra oportunidade é a modalidade “Trabalho em Casa” na qual os profissionais podem ou não manter vínculos empregatícios com as empresas. É neste último caso (desvinculação do emprego formal) que essa nova modalidade de trabalho será a opção perfeita para os potenciais candidatos ao Empreendedorismo Individual. A lei que criou o Empreendedor Individual qualifica em quase 500 o número deatividades nas áreas de serviço, comércio e indústria.
Podemos também citar que hoje 120mil brasileiros que se beneficiam do Programa Bolsa Família já são empreendedores. Focados neste público o SEBRAE e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome lançaram em Salvador a cartilha “O Empreendedor Individual e o Programa Bolsa Família” visando uma oportunidade de crescimento para essaspessoas.
No entanto, apesar do bom momento vivido, o empreendedorismo no.
Brasil ainda esbarra no baixo nível educacional da população, dificuldades de acesso ao capital, falta de compreensão da importância do planejamento e da inovação, dentre outros desafios.
Existe hoje no Brasil um excelente cenário para o empreendedor, logo cabe a este, e com o apoio do governo, aproveitar o bom momento, pois oempreendedorismo desenvolve novas oportunidades de trabalho garantindo mais empregos e consequentemente fortalece a economia e o crescimento do país.

SUGESTÃO DE NEGÓCIO

A ideia de negócio que sugerimos é uma empresa de serviços terceirizados para o varejo. Voltada para lojas, farmácias, postos de combustíveis, supermercados e atuará em seguimentos que necessitem de contagem de estoques.
Omercado para este negócio é vasto, pois diversos são os portes de empresas que necessitam do serviço.
Denominamos a empresa de Estoque Fácil porque a nossa proposta é facilitar a gestão do estoque.
A empresa possui um capital integralizado de R$10.910,00 que serão necessários para a compra de mobília para o escritório, máquinas e equipamentos (descritos no planejamento da empresa em anexo) e capital...
tracking img