Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



Planejamento Estratégico da Produção de Bens e Serviços








[pic]



Planejamento Estratégico da Produção de Bens e Serviços

















Jundiaí


2012



Sumário




1. Tema do Trabalho e Introdução 1
2. Definindo o Negócio e o Cliente 3
3. A Missão, A Visão e os Valores 5

Missão 5
Visão 5
Valores 6
4. Análise doAmbiente de Negócios 7
5. Estratégia Competitiva 8
6. Análise SWOT 9
7. Objetivo e Estratégias 10
8. Plano de Ação 11
9. Equipe e Créditos 12




















1. Tema do Trabalho e Introdução

O presente trabalho irá apresentar um planejamento estratégico para uma organização chamada Passiflora, uma indústria fictícia do ramo alimentício que tem por finalidade aprodução de polpa e de farinha de casca de maracujá. O foco principal está no beneficiamento da polpa e agregando valor a esse produto, temos o aproveitamento da casca do produto para produção de farinha.

O tema do trabalho é posicionar estrategicamente a organização no contexto das indústrias desse segmento no âmbito regional.

Razões para escolha do tema:
• Essa organização foi pensadainIcialmente com o objetivo de lançar um produto que agregasse valor a matéria-prima (maracujá). É fruto de um trabalho de Conclusão de Curso e assim se deu.
• Posicionaremos inicialmente nesse trabalho a estratégia corporativa, estratégia competitiva
Abaixo pode ser observado o papel do maracujá em volume disponível para produção:





















Gráfico 1:Distribuição por volume de fruta processada (TodaFruta)


• Objetivo:
O principal objetivo da introdução da polpa de maracujá no mercado regional é garantir aos clientes a fidelização de um produto e a garantia de que sempre o terão em seus estoques, sem faltas e quebras na cadeia.

Em se falando da farinha da casca, por se tratar de um produto que não está à disposição no mercado em abundância, nossaorganização pretende introduzi-lo de forma à garantir aos clientes um produto com qualidade e com todas as características de saudabilidade desejadas, com foco em públicos específicos. Ainda nesse contexto, aproveitar um resíduo do maracujá, que muitas vezes é destinado à alimentação animal ou mesmo ao lixo orgânico, para agregar valor à essa matéria-prima, possibilitando assim uma lucratividaderelevante principalmente pelo baixíssimo custo de produção.





























2. Definindo o Negócio e o Cliente

O negócio proposto tem duas vertentes de atuação: o beneficiamento da polpa do maracujá e o aproveitamento da casca para elaboração da farinha.
Os clientes da polpa do maracujá serão supermercados, bares e restaurantes que utilizam esse produtoem seu cardápio.
Com o foco no produto “farinha de casca”, nossos principais clientes serão farmácias de manipulação, supermercados e lojas de produtos naturais, pois é um produto que seu consumo é destinado à públicos específicos, como diabéticos, pessoas que querem/necessitam reduzir peso, ou até mesmo pessoas que procuram uma alimentação diferenciada e natural, que está sendo bastanteprocurada e apreciada nos dias de hoje.
O foco do negócio é aproveitar tudo o que a matéria-prima “maracujá” tem a oferecer para beneficiamento: a polpa e a casca (que seria um resíduo, agregará valor à matéria-prima).
Em se tratando do ambiente de negócios e da fidelização deste, é possível inferir que o cliente faz negócios com a Passiflora por ser uma empresa que preza pela qualidade de seusprodutos e fornece um item ainda pouco explorado pela indústria alimentícia. Além disso, boas condições de compra são oferecidas e com preços competitivos, facilitando o acesso ao produto por ser de caráter regional.
Como principal no ramo de polpa é a empresa Fruteza, situada na cidade de Dracena, cerca de 60km da cidade Adamantina, onde a Passiflora está instalada. A Fruteza trabalha com o...
tracking img