Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4007 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A definição de empreendedor evoluiu com o decorrer do tempo, à medida que a estrutura econômica mundial mudava e tornava-se mais complexa. Desde seu inicio, na Idade Média, quando era usada para se referir a ocupações específicas, a noção de empreendedor foi refinada e ampliada, passando a incluir conceitos relacionados com a pessoa, em vez de com sua ocupação. Os riscos, a inovação e acriação de riqueza são exemplos de critérios que foram desenvolvidos a medida que evoluía o estudo da criação de novos negócios. O empreendedorismo é definido como o processo de criar algo novo com valor, dedicando-se o tempo e o esforço necessários, assumindo os correspondentes riscos financeiros, psicológicos e sociais, e recebendo as recompensas consequentes da satisfação e independência pessoale econômica.
A decisão de iniciar um empreendimento consiste em uma sequencia de varias etapas: a decisão de abandonar a atual carreira ou estilo de vida, a decisão de que um empreendimento é desejável, e a decisão de que fatores externos e internos tornam possível a criação do empreendimento. Embora o processo de decisão seja aplicável a cada um dos três tipos de empresas iniciantes, a ênfaseem cada uma é com certeza diferente. Devido às suas naturezas diferentes, as empresas de fundação e os empreendimentos de alto potencial exigem um esforço mais consciente para atingir uma decisão defensável em relação a esses pontos do que as empresas de “estilo de vida”.
Há uma influencia de impulso e de movimento que atuam na decisão de deixar a atual carreira: o “impulso” da insatisfação com oemprego ou com uma demissão, e o “movimento” em direção ao empreendedorismo ao se constatar uma necessidade não atendida no mercado. O desejo de iniciar o próprio negócio é fortemente influenciada pela cultura, subcultura, família, professores e colegas. Qualquer uma dessas influências pode funcionar como fonte de estímulo para o empreendedorismo, com o apoio abrangendo desde politicasgovernamentais que favorecem os empreendimentos até fortes modelos de desempenho da família e de amigos. Além do estágio em que vê o empreendedorismo como uma “boa ideia”, o empreendedor em potencial deve possuir ou adquirir uma formação necessária, as habilidades administrativas e os recursos financeiros para o lançamento do empreendimento.
Estudar o empreendedorismo é relevante atualmente não só porqueajuda os empreendedores a melhor atender a suas necessidades pessoais, mas também, devido à contribuição econômica dos novos empreendimentos. Mais do que aumentar a renda nacional através da criação de novos empregos, o empreendedorismo atua como força positiva no crescimento econômico ao servir como ligação entre inovação e mercado. Embora o governo de grande apoio a pesquisa básica e aplicada, nãotem obtido, muito sucesso em transformar as inovações tecnológicas em produtos e serviços. Apesar de o intra-empreendedorismo oferecer a promessa de um casamento dessa capacitação de pesquisa com as habilidades empresariais esperadas de uma grande empresa, os resultados agora não foram propriamente espetaculares. Isso deixa o empreendedor, que frequentemente não tem habilidades técnicas egerencias, com elo principal entre o processo de desenvolvimento de inovações e o crescimento e a revitalização econômica. O estudo do empreendedorismo e da formação de empreendedores potencias são partes essências de qualquer tentativa de fortalecimento desse elo tão importante para o bem-estar econômico de um pais.

Sumário
INTRODUÇÃO 3
1. EMPREENDEDORISMO 3
1.1 Natureza e Desenvolvimento noEmpreendedorismo 3
1.2 Definição de Empreendedor 3
1.3 Papel do Empreendedorismo no Desenvolvimento Econômico 3
2. EMPREENDEDORISMO SOCIAL 3
2.1 Conceito 3
CONCLUSÃO 3
BIBLIOGRAFIA 3

INTRODUÇÃO
Empreendedorismo é o ato de um empreendedor de imaginar, desenvolver e realizar visões. É essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e...
tracking img