Empreendedorismo

RESUMO
A definição de empreendedor evoluiu com o decorrer do tempo, à medida que a estrutura econômica mundial mudava e tornava-se mais complexa. Desde seu inicio, na Idade Média, quando era usadapara se referir a ocupações específicas, a noção de empreendedor foi refinada e ampliada, passando a incluir conceitos relacionados com a pessoa, em vez de com sua ocupação. Os riscos, a inovação e acriação de riqueza são exemplos de critérios que foram desenvolvidos a medida que evoluía o estudo da criação de novos negócios. O empreendedorismo é definido como o processo de criar algo novo comvalor, dedicando-se o tempo e o esforço necessários, assumindo os correspondentes riscos financeiros, psicológicos e sociais, e recebendo as recompensas consequentes da satisfação e independênciapessoal e econômica.
A decisão de iniciar um empreendimento consiste em uma sequencia de varias etapas: a decisão de abandonar a atual carreira ou estilo de vida, a decisão de que um empreendimento édesejável, e a decisão de que fatores externos e internos tornam possível a criação do empreendimento. Embora o processo de decisão seja aplicável a cada um dos três tipos de empresas iniciantes, aênfase em cada uma é com certeza diferente. Devido às suas naturezas diferentes, as empresas de fundação e os empreendimentos de alto potencial exigem um esforço mais consciente para atingir uma decisãodefensável em relação a esses pontos do que as empresas de “estilo de vida”.
Há uma influencia de impulso e de movimento que atuam na decisão de deixar a atual carreira: o “impulso” da insatisfaçãocom o emprego ou com uma demissão, e o “movimento” em direção ao empreendedorismo ao se constatar uma necessidade não atendida no mercado. O desejo de iniciar o próprio negócio é fortementeinfluenciada pela cultura, subcultura, família, professores e colegas. Qualquer uma dessas influências pode funcionar como fonte de estímulo para o empreendedorismo, com o apoio abrangendo desde politicas...
tracking img