Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO
RESUMÃO
AULA 1

PERGUNTAS:

1. Discernir a respeito da importância do empreendedorismo e sua história.

2. Avaliar os diversos conceitos de empreendedorismo e seus elementos.

A)
B)
C) Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário-------------------------------------------------
3.Desenvolver um olhar crítico sobre o ambiente do empreendedorismo, vinculando-se às mais diversas atividades: inovação, comunicação, informação, distribuição, tecnologia, globalização e novos conceitos.
PROCESSO EMPREENDEDOR: . O processo empreendedor não inclui somente a criação de novas empresas, tratando com capitais e empregos. Consiste também em desenvolver oespírito engenhoso do ser humano e o seu empenho em melhorar a humanidade.
MITO DA CAVERNA: A interpretação de Platão é que o ser humano, com suas crenças e superstições, muitas vezes acorrenta-se, impedindo seu próprio desenvolvimento e, ainda, aponta que o caminho para a libertação está no conhecimento racional, sistemático e organizado, tal como o que encontramos na ciência.
DEFINIÇÃO DEEMPREENDEDOR: os empreendedores são seres humanos que buscam descobrir novos caminhos e que têm a sensação da liberdade quando encontram uma maneira de realizar seus sonhos, muitas vezes considerados impossíveis pelas crenças de sua época, mas que, ao se tornarem realidade, abrem novas janelas para serem exploradas pelo ser humano.
HISTÓRIA DO EMPREENDEDORISMO:
* Empreendedorismo é algo que o serhumano já pratica há muitos séculos;
* Demonstrações de empreendedorismo bastante importantes: a construção das pirâmides do Egito, o empreendimento que foi fazer os jardins suspensos da Babilônia, o Farol de Alexandria, a cidade Maia de Chichen Itzá;
* Momento especial do empreendedorismo: ele tem sido reconhecido pelo seu valor como promotor de desenvolvimento econômico, capacidade degerar empregos, criação de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas, atuando na busca de soluções para questões sociais e até mesmo pela sua inclusão em programas governamentais com o objetivo de conseguir fazer acontecer o desenvolvimento local e regional.
* EXEMPLOS ATUAIS: construção de grandes obras, o empreendedorismo tem muito mais realizações em planos mais simples: naconstrução de casas para moradia, de lojas comerciais que vendem produtos de consumo diário e na criação de toda a infraestrutura de cidades;
TEORIAS:
A) JOSEPH SCHUMPETER
B) WILLIAM BYGRAVE (BABSON COLLEGE)
C) LOUIS JACQUES FILION
VEJAMOS:
A) JOSEPH SCHUMPETER
- “O empreendedor é uma pessoa que destrói a ordem econômica existente introduzindo novos produtos e serviços, criando novasformas de organização e explorando novos materiais”.
- A inovação era a causadora do desequilíbrio dos sistemas econômicos, acreditando no processo cíclico de retomada do equilíbrio e novo rompimento causado pela inovação e assim por diante.
B) WILLIAM BYGRAVE (BABSON COLLEGE)
- A partir dos anos 70 do século passado, nos Estados Unidos, o estudo do empreendedorismo desenvolveu-se em muitasuniversidades e até mesmo foi criado um local que se tornou o verdadeiro templo do estudo e ensino de empreendedorismo: o Babson College;
- “O empreendedor é alguém que percebe uma oportunidade e cria uma organização para persegui-la”.
- professores pesquisam e ensinam o empreendedorismo, fazendo projetos para grandes organizações no mundo, publicando o resultado de suas pesquisas eexperiências.Nesse ambiente, nasce nosso próximo conceito de empreendedorismo, trazido pelo Prof. Bygrave, que também é um dos fundadores do GEM – Global Entrepreneurship Monitor
C) LOUIS JACQUES FILION
- professor da HEC – Hautes Etudes Commercialles de Montreal, Canadá;
- “O empreendedor é alguém que imagina, desenvolve e realiza visões”.
QUADRO COMPARATIVO:
SEMELHANÇA: Nas duas definições emitidas...
tracking img