Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1598 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução 1
1 - Empreendedorismo 2
1.1 - Características 2
1.2 – Modelos conceituais 2
2 - Sucesso ou Fracasso 3
2.1. Inato ou aprendido 3
2.2. Origem 4
3 – Estudos de caso 5
3.1 – História de Empreendedorismo 5
3.2 – Comentários do caso 6
Bibliografia 6








Introdução
O empreendedorismo é considerado hoje um fenômeno global, dada a sua força e crescimento, nasrelações internacionais e formação profissional. O Brasil é citado como um dos países mais criativos do mundo e onde mais se desenvolvem empreendedores.
O empreendedor se sustenta basicamente em três ideias que são consideradas seus pilares: iniciativa, inovação e disposição para assumir riscos.
Um exemplo de uma grande empreendedor é Guilherme Paulus, fundou uma pequena agência de turismo paravender pacotes para metalúrgicos, a CVC, ele foi capaz de aproveitar oportunidades, transformando suas ideias.
Diante disso, pode-se concluir que empreendedor é aquele que sabe identificar uma oportunidade e faz dela um negócio, assumindo riscos calculados, dedicando-se intensamente, pois trabalha com prazer, gerando oportunidades e colaborando para o desenvolvimento social, fazendoplanejamento, pesquisas, estudos, avaliações, controle entre outras atividades importantes para bom gerenciamento antes, durante e depois da abertura do negócio.








1 - Empreendedorismo
1.1 - Características

O empreendedor é a pessoa que consegue fazer os planos acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, e capacidade de identificar as oportunidades. As caracteristicas doempreendedor são:busca de oportunidadades, persitencia, comprometimento, correr riscos, estabelecimento de metas, ter uma rede de contatos, auto-confiança,etc.O empreendedor também tem um perfil de liderança para obter êxito em suas atividades, como é o grande responsável em colocar em prática as inovações, deve estimular os envolvidos na realização das atividades, de forma a alcançar as metastraçadas.
De acordo com Dornelas (2001), um bom empreendedor precisa ter iniciativa para criar um novo negócio, ter paixão pelo que faz saber utilizar os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive e, por fim, aceitar assumir os riscos e a possibilidade de fracassar.
1.2 – Modelos conceituais

O conceito de empreendedor é um indivíduo que imagina,desenvolve e realiza visões. Ele está sempre buscando novas ideias e criando alternativas, trabalha em sua meta estabelecida e, com muita perseverança, consegue realizar seu grande sonho (objetivo).
Definição de Filion (1991) para o termo empreendedor, por ser simples e abrangente: “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”.
Para Hisrich (2002) empreendedorismo é oprocesso de criar, algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal.
Na concepção de Timmons (apud Dolabela, 2003, p.23) "o empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidades. Para transformá-las emnegócio de sucesso, busca e gerencia recursos". Nesta concepção três movimentos estão ligados à oportunidade: identificar, agarrar e aproveitar e outros dois movimentos são relacionados a recursos: buscar e gerenciar.
De acordo com Schumpeter (apud Dornelas, 2001) o empreendedor é mais conhecido como aquele que cria um novo negócio, mas ele pode ser também um inovador dentro de negócios jáexistentes, ou seja, em empresas constituídas. O empreendedor pode ser reconhecido como aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio sobre ela, dessa forma assumindo os seus riscos.
2 - Sucesso ou Fracasso
2.1. Inato ou aprendido
Acredita-se que algumas características são inatas e podem ser ainda mais trabalhadas, outras podem ser aprendidas, mas o conjunto delas é o que dá vida ao...
tracking img