Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Curso de Administração







TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: Empreendedorismo








João Vitor Silveira
Pedro Freire
Rafael Cesário











Belo Horizonte
1º semestre de 2012

FAZER SUMÁRIO


SUMÁRIO





INTRODUÇÃO





Esse trabalho visa apresentar um pouco sobre oempreendedorismo e suas características, utilizamos para a realização do trabalho dois autores como base, Dornelas e Dolabela.
Fizemos o trabalho de forma que ficassem bem claras as atividades desenvolvidas por um empreendedor, e as principais características que alguém tem que ter para se tornar um empreendedor de sucesso.
COMPLETAR A INTRODUÇÃODEFINIÇÃO





De acordo com Dolabela (1999) Empreendedorismo é um neologismo da livre tradução da palavra entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.
A palavra empreendedor, de emprego amplo, é utilizada para designar principalmenteas atividades de quem se dedica à geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento ou na inovação em áreas como marketing, produção, organização etc.


“O empreendedorismo deve conduzir ao desenvolvimento econômico, gerado e distribuindo riquezas e benefícios para a sociedade. Por estar constantementediante do novo, o empreendedor evolui através de um processo iterativo de tentativa e erro; avança em virtude das descobertas que faz, as quais podem se referir a uma infinidade de elementos, como novas oportunidades, novas formas de comercialização, vendas, tecnologia, gestão etc.”
(DOLABELA, 1999, p.46)


Pode ser considerada empreendedora toda aquela pessoa que quertrabalhar, ou que trabalha para si mesma, bastando ter a habilidade de conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada, utilizando e aproveitando cada oportunidade que venha a aparecer.
Já Dornelas (2005) “toma por definição o conceito elaborado por Joseph Schumpeter (1949) e Kirzner (1973). Segundo Schumpeter "o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pelaintrodução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais." Kirzner tem uma abordagem diferente. Para esse autor, o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente.”
Porém, para os doisautores, o empreendedor é um exímio identificador de oportunidades, sendo um indivíduo curioso e atento a informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta. De acordo com Schumpeter, o empreendedor é mais conhecido como aquele que cria novos negócios, mas pode também inovar dentro de negocios já existentes; ou seja, é possível ser empreendedor dentro de uma empresa jáconstituída.
Analisando os dois autores, Dornelas e Dolabela, podemos perceber que ambos concordam que o empreendedor é aquele que cria algo novo, ou o que cria uma nova maneira de se fazer o que já existia, modifica a economia, e apresenta novos produtos e serviços, consequentemente gera algum tipo de riqueza.



PRINCIPAIS CARACTERISTICAS



De acordo com Dolabela (1999),“o empreendedor é alguém capaz de desenvolver uma visão, mas não só. Deve saber persuadir terceiros, sócios, colaboradores, investidores, convencê-los de que sua visão poderá levar todos a uma situação confortável no futuro. Além de energia e perseverança, uma grande dose de paixão é necessária para construir algo a partir do nada e continuar em frente, apesar de obstáculos, armadilhas e da...
tracking img