Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo
Aspectos gerenciais do negócio – gestão financeira

Tema Nº 9 – Aspectos gerenciais do negócio – gestão financeira
Habilidades a Desenvolver:
• Obter financiamento para pequenas empresas. • Garantir a manutenção do capital de giro necessário para o funcionamento de uma empresa. • Elaborar fluxo de caixa.

Para que uma empresa opere de maneira satisfatória, elaprecisa de recursos financeiros. Desde o início de suas atividades, ela demandará dinheiro para pagamento de matérias-primas, remuneração de empregados, pagamento de aluguel do imóvel, recolhimento de taxas e impostos etc. Garantir a suficiência de dinheiro para esses desembolsos, além de obter lucro (que é a remuneração do empreendedor pelos riscos que assumiu), é essencial para o negócio.Neste tema, você aprenderá sobre as atividades básicas que o empreendedor deve desempenhar no tocante aos recursos financeiros da empresa. Como sempre, sua dedicação é fundamental para o sucesso de seu aprendizado. Então, bons estudos!

Gerenciamento Financeiro
Muitas pequenas empresas não contam com um profissional da área financeira, cabendo ao próprioempreendedor executar as tarefas relacionadas com a gestão dos recursos financeiros, na maior parte das vezes, de maneira intuitiva.

75

Empreendedorismo
Aspectos gerenciais do negócio – gestão financeira
Enquanto essa realidade existir, o empreendedor deve, para não “tomar sustos”, desempenhar algumas funções típicas da área de finanças, conforme quadro apresentadopor Chiavenato (2004, p. 216):

Controle de caixa: A tesouraria deve saber, a todo momento, o seu saldo. Controle de conta corrente: É o extrato elaborado pela tesouraria por meio do movimento diário de caixa e bancos, com créditos, débitos e respectivas datas. Conciliação bancária: Compara o extrato da tesouraria com o do banco para verificar pendências ou erros. Contas apagar: É o agendamento diário feito por segmento: fornecedores, tributos, despesas administrativas, comerciais e industriais, provisões etc. Contas a receber: É o agendamento da cobrança em carteira com a cobrança bancária. Fluxo de caixa: É um resumo das contas a receber e a pagar e a projeção do saldo positivo ou negativo em caixa para efeito de aplicação ouobtenção de crédito. Controle dos ativos circulantes: É o acompanhamento do nível dos estoques e das contas a receber. Arquivo de documentos: Os documentos já lançados devem ser guardados em um arquivo, separados por tributos, para envio à contabilidade no final de cada mês.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva,2004. (p. 216 – Quadro 12.1)

Essas funções compreendem o mínimo de atividades financeiras a serem adotadas, por menor que seja o porte da empresa.

76

Empreendedorismo
Aspectos gerenciais do negócio – gestão financeira

Financiamento para Empresas
Toda empresa, para funcionar, precisa de dinheiro, mas nem todas elas dispõem desse recurso no momento exato de sua necessidade.Nesses casos, o empreendedor deve buscar o dinheiro de fontes externas ao caixa de sua empresa. Além dos próprios sócios, com seus recursos pessoais, a empresa pode obter recursos financeiros por meio das seguintes fontes de financiamento1:

Financiamento a curto prazo Do ponto de vista contábil, entende-se por curto prazo o período inferior a doze meses. Os financiamentos a curtoprazo visam a obtenção de dinheiro para o caixa da empresa ou para a aquisição de insumos para a produção, entre outros. Desconto de duplicatas Quando comercializa seus produtos a prazo, a empresa aguarda os reembolsos de seus clientes em parcelas definidas quanto a seu valor e prazo de liquidação. Durante essa espera, ela não pode contar com o valor a ser pago, ou seja,...
tracking img