Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREEDEDORISMO
O tema empreendedorismo parece não ser tão antigo quanto é, mas, segundo Hisrisch e Peters (2004) existe desde a Idade Média, tendo a palavra originado-se do Francês com o significado de “estar entre”.
A Administração e o empreendedorismo têm um papel de destaque na sociedade, grandes organizações têm como comandantes administradores, empreendedores montam micro e pequenasempresas e que absorvem uma grande mão de obra, gerando renda e emprego, tudo isso influi diretamente no nosso cotidiano. A Administração e o empreendedorismo não podem ser tratados como temas distintos, pois um completa o outro e ambos, tanto administradores quanto os empreendedores são “tomadores” de decisões. Um Administrador formado sem características de um empreendedor, provavelmente não será umprofissional de sucesso, da mesma forma, um empreendedor que monta o próprio negócio e que não usa dos conceitos básicos de administração, provavelmente não alcançará os objetivos em seu empreendimento. O ideal é unir as características de um bom profissional da administração juntamente com as de um bom empreendedor, resultando na formação de um profissional bem sucedido.
Através das leiturasdesenvolvidas foi possível perceber a dimensão que o tema abrange e qual é a relação que ele tem com as outras áreas da organização, por isso pode-se afirmar que não existe apenas um conceito para definir empreendedorismo, mas sim inúmeros.
A idéia de espírito empreendedor está de fato associada a pessoas realizadoras, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de negócios.Embora existam empreendedores em todas as áreas da atividade humana, em seu sentido restrito da palavra designa a pessoa que cria uma empresa (MAXIMIANO, 2006, p. 1).
Conforme Hisrich e Peters (2004, p. 27), “o empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor”, ou seja, empreender não é copiar e sim, inventar e fazer acontecer, fazer valer.
Normalmente, quando se percebe umempresário ou mesmo um indivíduo leigo investir em negócio arriscado ou inovadores, diz-se que esta pessoa tem espírito empreendedor. Mas segundo Shumpeter (apud SEIFFERT, 2005, p. 17) e de acordo com o mencionado anteriormente, o conceito de empreendedorismo vai além disso e pode ser definido como “atitudes que estão presentes em apenas uma pequena fração da população” e, principalmente, que “nãoconsiste essencialmente em inventar nada ou criar condições para serem exploradas”, mas incide “em fazer as coisas acontecerem”.
O empreendedor é alguém capaz de desenvolver uma visão, mas não só. Deve saber persuadir terceiros, sócios, colaboradores, investidores, convencê-los de que sua visão poderá levar todos a uma situação confortável no futuro. Além de energia e perseverança, uma grande dose depaixão é necessária para construir algo a partir do nada e continuar em frente, apesar de obstáculos, armadilhas e da solidão. O empreendedor é alguém que acredita que pode colocar a sorte a seu favor, por entender que ela é produto do trabalho duro (DOLABELA, 1999, p.44).
Para tornar um projeto realidade, o empreendedor busca identificar oportunidades e, acreditando fielmente nos resultados quepodem ser alcançados, une os recursos necessários e transforma em um negócio lucrativo, não sendo o lucro o objetivo em si mesmo, mas sim vendo o dinheiro como uma medida de desempenho.
Empreender é um processo de constante inovação e evolução, pois o novo está constantemente presente nas atividades de quem tem este espírito e cada descoberta pode se referir a uma infinidade de elementos o que,conseqüentemente, faculta em gerar novas oportunidades, novas formas de desenvolver seu dia-a-dia. Por isso que, segundo Dolabela (1999, p. 36), “empreender com sucesso significa ser capaz de desenvolver um potencial de aprendizado e criatividade, junto com a capacidade de implementá-lo em velocidade maior que o ritmo de mudanças no mercado”.
Ser empresário ou ter uma empresa é diferente de ser...
tracking img