Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Página 1 de 5

Os objetivos desta reunião são: – Refletir sobre a formação do empreendedor; – Fomentar o desejo pelo estudo do comportamento característico de empreendedores de sucesso.

Habilidades e Atitudes a serem desenvolvidas durante a reunião:

1. Despertar e saber lidar com os mecanismos de liderança e se preparar para a gestão de pequenos e médios negócios; 2. Almejar odesenvolvimento de atitudes comportamentais características da postura de empreendedores de sucesso. Reunião 1 – O Empreendedor

Esta é a primeira reunião da disciplina Formação de Empreendedores. Todos os temas discutidos, ao longo desta disciplina, foram organizados a partir de premissas que são inerentes à discussão do empreendedorismo no Brasil e no mundo:

- a maior parte de postos de trabalho novosprovêm de pequenas e médias novas empresas, ou seja, são as novas empresas que geram novos postos de trabalho; - a ação de empreender é um desafio e uma alternativa viável para a manutenção da empregabilidade do profissional; - o fracasso ainda atinge índices altos nos primeiros anos de vida de pequenas e médias empresas no mundo; - os cursos superiores devem incorporar, em seus currículos, odesenvolvimento de competências relacionadas à formação de empreendedores;

É neste contexto que iniciamos as reflexões da disciplina Formação de Empreendedores.

Boa reunião!

A Formação do Empreendedor
Empreendedorismo - O (a) Empreendedor (a)

Página 2 de 5

É possível formar um empreendedor? O “espírito empreendedor” é nato ou pode ser desenvolvido?

Atividade: reflita sobre asquestões acima e anote suas impressões. Se afirmarmos que é possível desenvolver o “espírito empreendedor”, ainda teremos que responder a diversas outras perguntas: - Quem desenvolve o “espírito empreendedor” em mim? - Como, que caminhos percorrer para desenvolver esse “espírito empreendedor”?

Atividade: reflita sobre as questões acima e anote suas impressões.

As questões propostas nos slidesanteriores não são questões simples e necessitam de profundas reflexões a fim de podermos realizar um processo de desenvolvimento de competências em empreendedorismo.

Vale ressaltar que essas questões irão nos acompanhar durante toda a disciplina de Formação de Empreendedores e esta professora autora espera que você, aluno, continue com elas ao longo de sua vida, aprimorando-se sempre na “arte”de empreender, ou seja, de sonhar e realizar.

empreender = sonhar e realizar. Empreendedorismo – é nato ou pode ser desenvolvido?

Vamos imaginar um exemplo clássico de empreendedor:

Sempre ouvimos dizer que um determinado empresário de sucesso, mesmo tendo nascido em família pobre, desde pequeno sabia negociar e imaginar novas formas e
Empreendedorismo - O (a) Empreendedor (a)

Página3 de 5

produtos para vender, comprar e trocar. Esse “empreendedor nato” tornou-se, após muitos anos de trabalho duro, com alguns fracassos e mudanças de percurso, um empresário de sucesso. Sua empresa tornou-se referência, nasceu pequena, cresceu de forma sólida e constante e superou crises. A empresa acompanha as grandes tendências da gestão atual, mas ainda é administrada pelo seu fundador,que, inclusive, está preparando-a para continuar existindo, mesmo após sua saída em decorrência do avanço da idade.

Segundo Dolabela (1999, p. 34): “- O empreendedor é um ser social, produto do meio em que vive (época e lugar). Se uma pessoa vive em um ambiente em que ser empreendedor é visto como algo positivo, então terá mais motivação para criar o seu próprio negócio. - É um fenômenoregional, ou seja, existem cidades, regiões, países mais - ou menos empreendedores do que outros. O perfil do empreendedor (fatores do comportamento e atitudes que contribuem para o sucesso) pode variar de um lugar para outro.” Ou seja, o empreendedor não “nasce pronto”, não há comprovação de herança genética que forme o empreendedor.

Por que, então, há regiões mais empreendedoras que outras, há...
tracking img