Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRADOR DE FUTURO : O EMPREENDEDOR

1 Introdução

Do inicio da teoria econômica ,com Adam Smith até muito recentemente, os economistas explicavam o desenvolvimento das nações como resultado de três variáveis: Mão-de-obra barata, matéria prima abundante e capital disponível para investimentos. Hoje se sabe que existem duas outras variáveis, provavelmente mais importantes que asdemais:
A Tecnologia e o “Empreendedorismo”.

2 Origem e história

A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo de novo.

Século XVII

Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nessa época, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo pararealizar algum serviço ou fornecer produtos. Richard Cantillon, importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assume riscos), do capitalista (aquele que fornecia o capital).

Século XVIII

Nesse século o capitalista e o empreendedor foram finalmentediferenciados, provavelmente devido ao início da industrialização que ocorria no mundo, através da Revolução Industrial.

Século XIX e XX

No final do século XIX e início do século XX, os empreendedores foram freqüentemente confundidos com os administradores (o que ocorre até os dias atuais), sendo analisados meramente de um ponto de vista econômico, como aqueles que organizam a empresa, pagamempregados, planejam, dirigem e controlam as ações desenvolvidas na organização, mas sempre a serviço do capitalista.

3 Definição

Cada pesquisador baseado no seu campo e área de atuação , constitui seu próprio conceito. Duas correntes principais tendem, no entanto, a conter elementos comuns à maioria delas. São as dos pioneiros do campo: os economistas, que associaram o empreendedor àinovação, e os comportamentalistas, que enfatizam aspectos atitudinais, como a criatividade e a intuição. Dois economistas, Cantillon (1755) e Jean-Baptiste Say (1803), dedicaram atenção à criação de novas empresas e seu gerenciamento. Cantillon foi o primeiro a de finir as funções do empreendedor.
A palavra empreendedor, de emprego amplo, é utilizada para designar principalmente as atividadesde quem se dedica à geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento ou na inovação em áreas como marketing, produção, organização e outros.

A concepção que Say tinha do empreendedor — alguém que inova e é agente de mudanças — permanece até hoje. Filion [1999a] considera Jean Baptista Say o pai do empreendedorismo,mas foi Schumpeter quem deu projeção ao tema, associando definitivamente o empreendedor ao conceito de inovação e apontando-o como elemento que dispara e explica o desenvolvimento econômico.

O empreendedorismo é como uma febre, vem contagiando a muitos ao redor do mundo, presencia grandes mudanças em velocidades alucinantes, envolvendo novas tecnologias, novas formas de comercialização.O empreendedor é alguém capaz de desenvolver uma visão, deve saber persuadir terceiros, sócios, colaboradores, investidores, convencê-los de que sua visão poderá levar todos a uma situação confortável no futuro. Utilizando energia e perseverança, e uma grande dose de paixão constrói algo a partir do nada e continuar em frente, apesar de obstáculos, armadilhas e da solidão.

Oempreendedor é alguém que acredita que pode colocar a sorte a seu favor, por entender que ela é produto de trabalho duro. Entre os atributos fundamentais de um empreendedor esta a capacidade de identificar, agarrar e buscar recursos para aproveitar uma oportunidade.

Ter coragem de assumir riscos. Não ter medo de transformar seus sonhos em realidade. Que seja auto-suficiente, identifique e...
tracking img