Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO

Definições:
• No Dicionário:

Empreendedorismo (s.m.)

1- Qualidade ou carátercaráter do que é empreendedor.

2- Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza açõesações ou idealiza novos métodos com o objetivoobjetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividadesatividades de organização e administração.

•Designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.

• É o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

• É o processo de criar algo diferente e comvalor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal. (Robert Hirsch).

• Empreendedorismo é ousar, transformar, descobrir novas vidas em cima de produtos que já existem. É sonhar para frente, dar função e vida a produtos antigos. Enfim,empreendedorismo é provocar o futuro, reunir experiências e ousadias, ir além do tradicional. (José Carlos Teixeira, Revista do Banco do Nordeste-Notícias, 19/05/2000).

EMPREENDEDOR

Definições:
• No Dicionário:

Empreendedor (ô) (adj. s. m.) - adj. s. m.Que ou aquele que empreende; que é animoso para empreender; trabalhador; amigo de ganhar a vida (traçando empresas novas).

• Éaquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

• O empreendedor é aquele que define por si mesmo o que vai fazer e em que conceito será feito. Ao definir o que vai fazer, ele leva em conta seus sonhos, desejos, preferências, o estilo de vida que quer ter. Desta forma consegue dedicar-se intensamente, já que seutrabalho se confunde com o prazer. (Dolabela).

• Empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. (Filion).

Podemos citar como características do empreendedor:
- Criatividade
- Capacidade de organização e planejamento
- Responsabilidade
- Capacidade de liderança
- Habilidade para trabalhar em equipe
- Gosto pela área em que atua
- Visão defuturo e coragem para assumir riscos
- Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio
- Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas)
- Saber ouvir as pessoas
- Facilidade de comunicação e expressão

HISTÓRICO

A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo dedesignar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.
Entretanto, foi o economista francês Jean-Baptiste Say, que no início do século XIX conceituou o empreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno. Mais tarde, o austríaco Joseph Schumpeter, um dos maisimportantes economistas do século XX que definiria esse indivíduo como o que reforma ou revoluciona o processo “criativo-destrutivo” do capitalismo, por meio do desenvolvimento de nova tecnologia ou do aprimoramento de uma antiga – o real papel da inovação. Esses indivíduos são os agentes de mudança na economia.
Posteriormente, Peter Ferdinand Drucker, considerado “o pai da administraçãomoderna”, é que amplia a definição proposta por Jean-Baptiste Say, descrevendo os empreendedores como aqueles que aproveitam as oportunidades para criar as mudanças. Os empreendedores não devem se limitar aos seus próprios talentos pessoais e intelectuais para levar a cabo o ato de empreender, mas mobilizar recursos externos, valorizando a interdisciplinaridade do conhecimento e da experiência, para...
tracking img