Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os 3 ciclos do gerenciamento de Projetos
Numa abordagem mais ampla na gestão de projetos e para uma estimativa mais real consideramos que todo projeto TI envolve os 3 ciclos descritos abaixo:


Ciclo de Seleção:
Este é o ciclo que dificilmente consta nos cronogramas dos projetos e o motivo de muitas vezes do desvio dos custos previstos x realizados. Tanto consultoria quanto cliente devemconsiderar o tempo/custos gastos nesta fase e aproveitar melhor o resultado que é gerado através desta fase.
Fases dentro do ciclo de seleção:



No próximo post vou descrever melhor cada fase do ciclo de seleção.

POST 2
Fases do Ciclo de Seleção
Agora que temos uma visão um pouco melhor dos 3 ciclos que compoem a gestão de um projeto, vou comentar um pouco o que seriam as fases do ciclode seleção.



Necessidades:
Um projeto eficaz envolve planejamento, implementação e avaliação. As melhores práticas apresentadas nesta página podem ser aplicadas em qualquer tipo de iniciativa. Neste caso vamos focar em implantação de sistemas.
Projetos falham, e com frequência. As causas para o fracasso são diversas, mas uma é frequente: o projeto não atende a uma necessidade real daempresa.
Todo projeto deve ser gerado a partir de uma necessidade organizacional real. Infelizmente nem sempre isto é feito. Idéias megalômanas, desejos excêntricos, preguiça ou incompetência na pré-avaliação de projetos, sede de poder e outras bizarrices organizacionais e a vontade exagerada das dos gerentes de contas atingirem metas de vendas, geram projetos sem pé nem cabeça, que nascemdestinados ao fracasso.
É aí que entra o Gerente de Projeto. Cabe a nós fazer uma pré-avaliação do projeto para orientar adequadamente a seu patrocinador, mesmo que isto signifique dizer algumas verdades que ele não quer ouvir. Esta é a sua responsabilidade perante a empresa, os stakeholders e sua própria carreira. A oportunidade deve ser real, não imaginária, e os resultados devem ser concretos,não um sonho.

Análise de Fornecedor:
Antes de analisar os fornecedores, precisamos passar pelo processo interno de planejamento da compra. Neste processo inclui:

• Planejar compras e aquisições – determinação do que comprar ou adquirir e de quando e como fazer isso.
• Planejar contratações – documentação dos requisitos de produtos, serviços e resultados e identificação de possíveisfornecedores.
• Solicitar respostas de fornecedores – obtenção de informações, cotações, preços, ofertas ou propostas, conforme adequado.
Conforme essas informações identificamos os possíveis fornecedores para nossa necessidade.
Com os fornecedores escolhidos, podemos passar para uma segunda fase mais detalhada de como o fornecedor vai atender nossas necessidades.

Macro Gap:
Há quem seja da opiniãode que primeiro é preciso arrumar a casa, para depois escolher e implementar um sistema de ERP. Outros acham que o ERP já é uma forma de estruturar os processos e que, portanto, não é necessário revisar e redesenhar todos os processos antes da implantação do pacote de gestão. Há ainda o time do meio-termo, que acha importante mapear os principais processos, sem a necessidade de redesenho, para aíescolher o ERP.
Nesta fase precisamos entender que o gap é o desvio existente entre os requisitos do negócio e a oferta tecnológica.
A resolução destes "gaps" entre o sistema e os processos de negócio da organização pode acontecer da seguinte forma:
1. Adaptação do processo organizacional ao pacote de software, ou seja, modificar o processo da empresa para se adequar à melhor prática dosistema. Neste caso, apresenta um modelo de redesenho de processos baseado no sistema ERP. A alteração dos processos deve sempre ser incentivada numa implantação de sistemas ERP, pois facilita o sucesso do projecto com o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o cumprimento do orçamento.
2. Adaptação do pacote de software ao processo organizacional, através da parametrização ou costumização...
tracking img