Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Ângelo Magalhães nº 4220
Ricardo Andrade nº 3812
Simão Monteiro nº 3997
Soraia Carvalho nº 397

Índice
IDEIA 3
ESTUDO DE MERCADO 4
ANÁLISE SWOT 5
MARCA 6
ASPECTOS JURÍDICOS 7
FINANCIAMENTO 8
MARKETING 12
O LOCAL 14
ANEXOS 15

IDEIA

A nossa ideia consiste na criação de uma plataforma (SAT – Sempre a Tempo). Em termos práticos, esta plataforma terá como função oaviso atempadamente, numa primeira etapa, em avisar os automobilistas, empresas de transportes, etc da data de pagamento de seguro(s), da inspecção(ões) do(s) seu(s) veículo(s), do(s) imposto(s) automóvel(is) e da Renovação da sua carta de condução. O primeiro aviso seria feito sessenta dias antes da data de pagamento das situações descritas no parágrafo anterior (para o cliente se começar aprecaver), o segundo trinta dias antes, o terceiro quinze dias antes e o quarto dois dias antes. Este serviço seria pago pelos adquirentes pela quantia de 15€ anuais, com dois avisos (o primeiro e o quarto) e se o cliente assim desejar, pela quantia de 20€ com os quatro avisos.
Pensamos ser uma ideia inovadora, pois o serviço seria executado por sms, por email, uma ou várias vezes, conforme inscriçãoefectuada pelo cliente na plataforma. Lembramos que de momento, em Portugal não existe nenhum serviço deste ou com as mesmas funções para todos os utilizadores de veículos.
Desta forma, este projecto viria a reduzir a taxa de esquecimento do pagamento das obrigações de cada automobilista e traria benefícios para as instituições de seguros, das inspecções, finanças e DNVT – Direcção Nacional deViação e Trânsito.
Por último, mas de uma enorme importância, esta plataforma permitiria, um menor uso de papel, pois estas mesmas instituições poderão fazer esse aviso por carta, o que perfaz um melhoramento na nossa política ambiental.
Os clientes alvo desta plataforma seriam todo o público em geral que tenham seguros, veículos, empresas de transporte, etc.

ESTUDO DE MERCADO

Como foireferido no ponto anterior, o nosso público-alvo será todo o público em geral que tenham seguros, veículos, empresas de transportes, etc.
Na nossa pesquisa constatamos que de 11% a 12% dos condutores se esqueciam de levar os seus carros à inspecção obrigatória ( valores cedidos pelo IPO).
Fazendo uma pesquisa aprofundada sobre a nossa ideia, chegamos à conclusão que em Portugal não existe nenhumaplataforma que faça exactamente o que é a nossa ideia, existe sim algumas do género, mas que têm a ver directamente com outros ramos.
Passo então a referir algumas:
* Empresa Belga ETRI – Lança em Portugal avisos SMS sobre radares de trânsito
* Direcção Geral de Saúde – Envia alertas para doenças criticas do momento, por exemplo, Gripe A
* CTT – Serviço de alerta via SMS sobre a entrega decorrespondência de registo simples, em mão e pessoal, conjugando também com serviços especiais, como correio registado
* Google Calendar – Envia SMS e E-Mails sobre temas que o consumidor desejar

ANÁLISE SWOT

Forças | Fraquezas |
* Temos um serviço inovador, desconhecido até à data com diferente informação. * Estaremos localizados em Barcelos onde não há este tipo de serviço.* Qualidade dos processos e procedimentos da informação. | * Desenvolvimento de um pacote idêntico por parte da ACP. * Incógnita na adesão ao nosso serviço. * Visto sermos uma nova empresa com um produto diferente, podemos ser vistos com uma reputação duvidosa. |
Oportunidades | Ameaças |
* Temos uma vaga no mercado causada pela ineficácia da competição, visto não termosconcorrentes directos. * Parceria com a BP, Lusomundo e mecânicos de várias áreas geográficas em Portugal. * Temos um mercado de desenvolvimento via sms e e-mail. | * Entrada de um novo competidor na nossa área de mercado. * A adesão ao serviço da ACP, visto ser o mercado mais parecido com o nosso, SAT, Lda. * Impostos sempre a aumentar. |




MARCA

A Marca é a representação...
tracking img